Prefeitura de Arujá
Jardim São José, Barbosas e Planalto recebem o Bairro Limpo no dia 13
07-04-2016
Com o objetivo de recolher materiais inservíveis passíveis de tornarem-se criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus, agentes de controle de vetores da Secretaria Municipal de Saúde percorrerão o Jardim São José, Barbosas e Jardim Planalto na próxima quarta-feira (13/04) durante a Operação Bairro Limpo.

Para colaborar, a população deve descartar qualquer objetivo inutilizado capaz de acumular água sobre as calçadas, a partir das 8 horas do dia da iniciativa. Vegetação e entulho não são retirados pelos agentes.

Nesta quarta-feira, meia tonelada de inservíveis como pneus, baldes e garrafas foi coletada nos bairros Judite Park, Center Ville e Centro Residencial.

Além de colaborar com o combate ao Aedes Aegypti se desfazendo deste tipo de objeto, a comunidade pode denunciar possíveis focos do mosquito pelo telefone Disque-Dengue (088 778 8882), da Secretaria de Saúde.
Até o final de abril ainda serão percorridos os bairros do Portão e Jardim Yamamoto (19/04), e Vila Arujá, Jardim Santo Antônio e Jardim Arujá (27/04).

Cuidados

Para evitar a dengue, a população deve ainda permitir que agentes vistoriem os quintais de casa. Este trabalho visa identificar e acabar com possíveis criadouros do Aedes Aegypti e, assim como o Bairro Limpo, conta com a colaboração dos moradores.

Um dos principais cuidados a serem tomados é com as caixas d’água, que devem ser devidamente tampadas. Vasos e objetos que podem acumular água exigem atenção redobrada e devem ser mantidos de cabeça para baixo. Já as calhas, tubulações e pratinhos de água e comida dos animais precisam ser limpos constantemente.

Pneus velhos deixados em local aberto são uma verdadeira festa para o mosquito da dengue. O recolhimento acontece a partir das denúncias quanto à existência de pneus em terrenos, oficinas ou qualquer ponto que possa virar criadouro. O lixo também pode se tornar foco. A recomendação é para não deixá-lo acumulado por muito tempo à espera de recolhimento nas ruas. O morador deve atentar para o horário da coleta.
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

Veja também