Prefeitura de Arujá
Arujaenses produzirão curta-metragem
12-05-2016
Os arujaenses que produzirão um curta-metragem baseado na tragédia Filoctetes, de Sófocles, participaram da primeira aula no Casarão das Artes. O filme será rodado por meio do projeto Cine-Tragédia, parceria da Oficina Cultural Metropolitana com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Todas as etapas serão executadas pelos alunos das oficinas de roteiro e filmagem, adaptação e atuação, que começaram esta semana, mas ainda têm vagas para interessados, e edição e trilha sonora, a serem ministradas nos próximos meses.

Quem quiser se integrar ao grupo de Filoctetes pode se inscrever gratuitamente pela internet nos links http://goo.gl/forms/6zQ4jp0CKP (roteiro e filmagem) e http://goo.gl/forms/reZblr0kiy (adaptação e atuação).

Aula inicial

Participaram da aula inicial, na quarta-feira (11/05), os 23 arujaenses inscritos até o momento, os responsáveis pelas oficinas, Marcelo Costa e Marcelo Spomberg, e a coordenadora do Casarão, Jurema do Carmo Teresa.

“Neste primeiro contato, os professores apresentaram o projeto, falaram sobre a tragédia, explicaram como serão as aulas, deram o pontapé inicial. Fica o convite para que as pessoas que quiserem participar se unam a nós”, afirmou Jurema.

As oficinas

Na oficina de roteiro e filmagem, os alunos farão uma imersão nos processos técnicos, estilísticos e narrativos que envolvem a transcriação de Filoctetes para a linguagem audiovisual.
Já a de adaptação e atuação será direcionada aos atores que participarão do curta. A atividade enfocará as especificidades da interpretação diante da câmera e o trabalho de adaptação para a linguagem cinematográfica.

Produções arujaenses

Por meio da parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Oficina Cultural Metropolitana, cidadãos arujaenses já tiveram a oportunidade de produzir três filmes: Tião Aviador (2013), Coda (2014) e Acho/Agora (2015) disponíveis na internet.
A Oficina Cultural Metropolitana é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (Poiesis).
O Casarão das Artes de Arujá fica na Rua Rodrigues Alves, nº 90, no Centro de Arujá. O telefone da unidade, para outras informações, é 4651-1261.

 
Confira os links para a inscrição pela internet:
Oficina de roteiro e filmagem: http://goo.gl/forms/6zQ4jp0CKP
Oficina de adaptação e atuação: http://goo.gl/forms/reZblr0kiy    

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter


 
Veja também