Prefeitura de Arujá
Mobilização contra a Pedofilia movimenta escolas
19-05-2016
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18/05) foi marcado por mobilização em todas as escolas da rede municipal de ensino de Arujá.

Na EM Penhinha, os estudantes puderam assistir e debater sobre uma série de vídeos educativos, como “Não Esconda de Ninguém” e “Quebrando o Silêncio”. Os alunos ainda tiveram acesso a materiais como texto e folder informativo, que puderam ser levados para casa, visando o compartilhamento das informações com os pais e responsáveis.

Já na EM Padre Geraldo Montibeller, no Jardim Pinheiro, foram realizadas atividades em sala de aula, buscando a conscientização dos alunos em relação ao problema, as formas de prevenção e denúncia existentes.

De acordo com a direção do CMEI Dona Avelina Dalila Leopoldina de Almeida, no Jardim Real, os professores da unidade escolar trabalharam em sala de aula a história ‘Chapeuzinho Vermelho’, “abordando que não se deve conversar com pessoas estranhas nas ruas e muito menos aceitar nada de desconhecidos”.

A equipe pedagógica da EM Dona Rosalina de Almeida Mendes, no bairro do Portão, desenvolveu uma série de atividades direcionadas a cada turma. Entre as ações, destacaram-se a produção de painel com atividades feitas pelos alunos do 1º ao 4º anos com o tema “Mobilização da Rede de Proteção”, e a exibição de filme lúdico sobre “Abuso infantil”, em linguagem apropriada para a série.

Segundo a responsável pelo Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação, Elaine Cristina Gentil Baptista dos Santos, o Dia da Mobilização contra a Pedofilia faz parte do calendário municipal da Secretaria. “Assim como nos anos anteriores, a programação do dia 18 de Maio tem como objetivo principal convocar todos os cidadãos arujaenses a vestirem a camisa contra a pedofilia, bem como possibilitar aos estudantes os saberes necessários para que possam se proteger”, afirmou.

As demais unidades escolares da rede municipal de ensino ainda realizaram, desde a última semana, uma série de atividades relacionadas ao 18 de maio, como debates, confecção de cartazes e caminhadas pelas ruas das comunidades.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter


Veja também