Prefeitura de Arujá
Educação recebe micro-ônibus adaptado
24-05-2016
Os alunos da rede municipal de ensino que utilizam cadeiras de rodas serão contemplados com mais um micro-ônibus adaptado para fazer o trajeto casa e escola. O veículo chega à cidade por meio de uma emenda parlamentar de R$ 150 mil do deputado federal Walter Ihoshi, conquistada por intermédio do vereador Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan.

Atualmente, a frota da Secretaria Municipal Educação conta com oito automóveis para transportar 1.474 crianças diariamente. No início do mês, o município recebeu outro ônibus, com capacidade para 22 crianças, incluindo um cadeirante.

Os dois veículos são do Programa Caminhos da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação. Ambos são equipados com plataforma elevatória reservada para cadeira de rodas e ar-condicionado.

Ao vistoriar o automóvel acompanhado da secretária municipal de Educação, Maria Goretti Aguiar Alencar, e do vereador Julio do Kaikan, autor do pedido para a emenda, o deputado falou da proximidade com Arujá.

“Sou sócio de um clube da cidade e frequentador assíduo da ExpoAflord. Em uma oportunidade, o vereador Julio veio até mim, falou da necessidade do município e, como já venho fazendo em diversas cidades do Estado, atendi à solicitação prontamente porque sei da diferença que um ônibus destes faz para as crianças”, disse.

De acordo com a secretária de Educação, “agora faremos o seguro do veículo e vamos aguardar o emplacamento para colocá-lo para atender nossas crianças. Sem dúvida, é uma grande conquista para o município”, afirmou.

Já o vereador e ex-secretário de Cultura e Turismo, Julio do Kaikan, agradeceu ao deputado e ressaltou que as emendas são uma forma dos parlamentares ajudarem as cidades onde atuam: “Em uma época de crise financeira como a que o Brasil passa, não é fácil a Prefeitura adquirir veículos como este, que custam mais de R$ 150 mil. Por isso deixo aqui o agradecimento para o deputado Walter, que nos atendeu rapidamente”.

O deputado também recebeu os agradecimentos do prefeito Abel Larini, que o recebeu em seu gabinete. “Ficamos muito felizes por este benefício conquistado para Arujá”, destacou.

Caminho da Escola

O programa Caminho da Escola foi criado com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa a padronização dos veículos de transporte escolar, a redução dos preços dos veículos e o aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter


Veja também