Prefeitura de Arujá
Escola recebe palestras sobre drogas
16-06-2016
Profissionais do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) realizam três dias de palestras sobre prevenção ao uso de drogas na adolescência. O trabalho, que é direcionado aos alunos da rede pública, acontece até esta sexta-feira (17/06) na Escola Estadual Edir Paulino Albuquerque, localizada no Parque Rodrigo Barreto.

De acordo com Luciana Baier, coordenadora da ESF de Arujá, a previsão é de que mais de mil alunos sejam alcançados pela iniciativa na escola, que busca alertar os adolescentes sobre os ricos que os entorpecentes oferecem à saúde e à vida social.

“No mês em que se manifesta o Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho), é essencial levarmos para a escola informações sobre as substâncias químicas lícitas e ilícitas”, afirmou Luciana.

Iniciadas na quarta-feira, dia 15, as palestras foram realizadas nos períodos da manhã e tarde, com a presença de turmas dos ensinos fundamental e médio.

Segundo relatou a enfermeira Marcela Marques, integrante do ESF, “os alunos ficaram bastante impactados ao conhecerem os efeitos do uso indevido de drogas no organismo”.

Com o objetivo de facilitar a compreensão do tema, a equipe utiliza recursos elucidativos, como dinâmica em grupo e transmissão de vídeos. Os agentes comunitários de saúde Luís Fabrício e Beatriz de Moraes argumentam que o objetivo é promover a reflexão de que na vida “toda escolha possui suas consequências”.

Para a aluna Milena Afonso, 13 anos, do 8º ano B, “a palestra foi ótima porque aconselha os alunos a não usar drogas”. A professora de geografia Cristiane Taveres acrescentou que “é importante trazer o assunto para a escola a fim de ampliar o conhecimento dos alunos”.

No decorrer do mês, outras unidades escolares devem receber as palestras.

ESF


Implementado no município pela Secretaria Municipal de Saúde em 2014, o programa trabalha com a prevenção de doenças e a promoção de saúde por meio de várias ações realizadas por equipes formadas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.

Entre as atividades desenvolvidas pelo programa, destacam-se as visitas domiciliares de atenção básica, o serviço de combate à dengue e as palestras sobre os mais variados temas que dizem respeito a doenças e seus efeitos.
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

Veja também