Prefeitura de Arujá
ESF faz palestra sobre prevenção às drogas
22-06-2016
Alunos do ensino fundamental assistiram nesta quarta-feira (22/06) a uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas na adolescência promovida pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF), na Escola Estadual Esli Garcia Diniz, localizada no centro da cidade.

Ministrada por profissionais do ESF, a palestra abordou assuntos concernentes ao contexto em que as drogas estão inseridas, desde as composições, os eventuais motivos de uso que geralmente aparecem no caminho dos jovens até os efeitos colaterais físicos e psíquicos consequentes do consumo.

Além da conversa com os aproximadamente 70 alunos presentes, os integrantes do ESF buscaram facilitar a compreensão do tema utilizando atividades interativas, como uma rápida encenação teatral, que narrou uma situação em que uma menina oferece droga para a amiga, e a leitura de uma carta escrita por um ex-usuário, relatando que o vício tirou todas as coisas boas que existiam em sua vida.

A enfermeira Paula de Oliveira, que participa de um projeto com jovens por meio do Grupo Desbravadores, também contribuiu no bate-papo como convidada especial, transmitindo um pouco de sua experiência na área da saúde e no trabalho social. 

Segundo a coordenadora da ESF de Arujá, Luciana Baier, a ação visa alertar os adolescentes sobre os riscos que os entorpecentes oferecem à saúde e à vida social. “É essencial levarmos para as escolas informações sobre as substâncias lícitas e ilícitas”, afirmou Luciana.

ESF

Implementado no município pela Secretaria Municipal de Saúde em 2014, o programa trabalha com a prevenção de doenças e a promoção de saúde por meio de várias ações realizadas por equipes formadas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.

Entre as atividades desenvolvidas pelo programa, destacam-se as visitas domiciliares de atenção básica, o serviço de combate à dengue e as palestras sobre os mais variados temas que dizem respeito a doenças e seus efeitos. 
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

Veja também