Prefeitura de Arujá
Idosos: Centro Dia tem semana especial
06-10-2016
O Centro Dia do Idoso está com uma semana especial de atividades em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Nesta quinta-feira (06/10), o almoço preparado pela Secretaria de Assistência Social contou a presença do prefeito de Arujá, Abel Larini, do Coral da 3ª Idade e da banda do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente do Centro, sob a regência do professor Aerlisson Aparecido Cardoso.

O evento integra uma série de ações realizadas desde segunda-feira (03) com o objetivo de divertir, estimular a memória, desenvolver autoestima e dar autonomia aos idosos que frequentam a unidade diariamente. Ele contou ainda com a participação das crianças e monitores do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente do Parque Rodrigo Barreto.

Na programação da semana há atividades com artesanato, para permitir a troca de experiências; musicalização com cantigas e marchinhas que proporcionam o resgate da memória; expressão corporal, com exercícios físicos que favorecem a saúde e o bem estar; relaxamento e massagem, para estimular o controle respiratório e percepção, entre outras.

Com lasanha, maionese e bolo de sobremesa, a confraternização desta quinta também teve a presença de diversos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso, localizado na Chácara São José.

“Fiz questão de vir passar este tempo com nossos idosos, que dão uma lição de vida diária a todos nós. O Centro Dia do Idoso não tem nem três meses de inauguração e já é um orgulho para a cidade. Agradeço a equipe que trabalha e cuida desse local pela forma que atua. Se várias famílias deixam seus pais, mães e avós passar o dia aqui, é porque confiam no trabalho que esse pessoal realiza”, disse o prefeito.

Trabalho

Para quem fica o dia inteiro na unidade, atividades não faltam. “É bom demais. Antes eu ficava sozinho em casa, o dia todinho. Agora a gente joga dominó, conversa, conta histórias e faz amizades. Todo mundo é bom amigo aqui”, afirma Antônio Gonçalves de Oliveira Brasileiro, de 83 anos.

Assim como ele, Aparecida Galo Samorano, a dona Cidinha, de 81 anos, é só elogios ao Centro Dia. Ela foi a primeira idosa a utilizar o serviço. “Não tem lugar melhor para mim. Amo todo mundo e graças a Deus posso vir aqui. A gente toma café, almoça, toma banho, passa com o médico. Acho que se um dia não pudessem me trazer, eu viria para cá escondida”, disse.

De acordo com a coordenadora da unidade, Maria Angélica Fernandes, os interessados no serviço devem procurar o Centro de Referência Especializado em Assistência Social e fazer uma inscrição. “Depois é feita a avaliação social e clínica para que a vaga seja concedida”, afirma.

Já a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto, ressalta a importância do Centro Dia do Idoso para as pessoas semidependentes que estão na terceira idade.

“Esse trabalho combate, entre outras coisas, o isolamento que muitas vezes acontece com o idoso. Estar entre amigos, fazer novas amizades, se divertir, se distrair e participar de momentos como este almoço, por exemplo, é muito importante para todos”, diz.

O Centro Dia do Idoso fica na Rua Professor Luiz Golangelo Nóbrega, 181, no Parque Rodrigo Barreto. Outras informações podem ser obtidas no telefone 4651 3293.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

Veja também