Prefeitura de Arujá
Região do Emília recebe 4 mil mudas
01-11-2016
A região do Jardim Emília recebeu, no período de dois anos e seis meses, o plantio de cerca de 4 mil mudas de árvores nativas, entre elas centenas de Ipês Amarelos. O trabalho faz parte do programa de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e vem sendo desenvolvido com a colaboração do servidor público Edson Larini, o Edinho, responsável pelo serviço no bairro.

O plantio foi realizado em espaços situados em escolas, postos de saúde, praças, nascentes, avenidas e ruas, como a rotatória do acesso (Costa e Costa) entre as Avenidas Armando Pereira e Tower International, recém-construído pela Prefeitura.

Edinho conta que a iniciativa surgiu de um trabalho de reciclagem com trabalhadores. Ao todo, 4 mil pneus foram reciclados para serem usados como proteção para as árvores. “São muitos os benefícios para o meio ambiente, porque além de florescer e embelezar o bairro, as plantações preservam as áreas verdes. No caso dos pneus, eles são utilizados de maneira sustentável para proteger as árvores e manter a umidade”, relata Edinho.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Godoy, o trabalho de arborização urbana favorece a população, os animais e a natureza. “O plantio gera melhoras significativas à qualidade do ar, da flora e fauna local, além do fortalecimento dos corpos d'água existentes, o que permite aos arujaenses viverem em um ambiente mais agradável”, afirma.

Além da região do Jardim Emília, outros bairros recebem o plantio, como o Parque Rodrigo Barreto, Vertentes, Jordanópolis, Jardim Pinheiro e Nova Arujá. Segundo o secretário, o departamento está empenhado em intensificar o serviço em todo o município.

“Desde que assumi a Secretaria, em maio deste ano, foram plantadas cerca de 5 mil mudas. Só no Barreto, foram 370 e os resultados são perceptíveis, como na Rua 69, em que o aspecto mudou consideravelmente, deixando de ser um ponto de descarte de entulhos”, disse Godoy.

Edinho


Servidor público e responsável pelos plantios na região do Jd. Emília, Edson Larini, o Edinho, utiliza sua experiência para alterar de forma positiva a situação ambiental do bairro por meio do programa de arborização. O secretário Leonardo Godoy enaltece a parceria com Edinho, ressaltando que “o trabalho está sendo impecável”.

Associações de bairro

Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, as associações de bairro também participam do programa de arborização com o plantio de mudas de Ipês. De acordo com balanço apresentado pelo departamento municipal, 840 mudas foram semeadas em quatro locais em Arujá, sendo 340 na Estância Pacaembu, 70 no Arujazinho, 330 no Anis Cury e 100 no Condomínio Hills III.
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter


Veja também