Prefeitura de Arujá
Mulher: Exames são fundamentais
10-11-2016
Os exames de Papanicolau, em mulheres de 25 a 64 anos de idade, e de mamografia, para as que estão na faixa etária de 50 a 69 anos, são fundamentais para o combate, a prevenção e o tratamento eficaz dos casos de câncer de colo do útero e de mama.

Feitos gratuitamente na rede municipal por meio do SUS, os procedimentos só precisam ser agendados pelas arujaenses nas unidades de atendimento da Secretaria de Saúde de Arujá.

“Os exames são importantíssimos e a mulher não pode deixar de fazê-los, principalmente nas faixas etárias indicadas. No caso do colo do útero, a maior ocorrência de lesões passíveis de tratamento efetivo, realizado para que não evoluam para o câncer, ocorre entre 25 e 64 anos”, afirma a diretora de Saúde Vera Lucia Montoani.

“Já o câncer de mama tem incidência maior a partir dos 50 anos. Nos dois casos, descobrir as doenças precocemente é fundamental para a cura”, completa.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que em 2016 sejam diagnosticados 57.960 casos do câncer de mama e 16.340 de colo do útero. O primeiro é o mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do de pele. É responsável por 25% dos casos novos anuais. O segundo, por sua vez, representa a quarta causa de morte de mulheres por câncer no País.

Em Arujá, além do atendimento de segunda a sexta, a Secretaria de Saúde promove mutirões de Papanicolau e Mamografia aos sábados. O objetivo, com isso, é garantir acesso aos exames para as mulheres que trabalham, estudam ou desenvolvem outras atividades em dias úteis.

Neste ano, o mutirão ainda acontece no próximo dia 26, no Centro de Saúde (CS) II (Av. dos Expedicionários, 1.255, Centro) e na UBS Jardim Real (Rua São Paulo, 675), no dia 3 de dezembro.

Outras informações sobre agendamento e solicitações podem ser obtidas no telefone 4652 1079.
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

Veja também