Prefeitura de Arujá
Alunos visitam patrimônios históricos
10-11-2016
Realizando um projeto de resgate histórico e cultural de Arujá, alunos do 7º ano da Escola Municipal Benedito Manoel dos Santos visitaram alguns patrimônios da cidade nesta quinta-feira, dia 10. Entre os locais estão o Casarão das Artes, a Biblioteca Municipal Alda Martins Soncini, a igreja Matriz, a Praça do Coreto e a Rua Major Benjamin Franco.

Com coordenação das professoras Ligia Nasser e Adriana Araújo, a atividade está sendo desenvolvida para um projeto do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino de Jacareí e Governo Estadual.

Professora de artes da rede municipal de educação, Adriana Araújo explica que a ideia do trabalho é que os alunos conheçam a história do município em que moram, e que esse conhecimento agregue valores pessoais e de cidadania para a formação deles.

"Eu penso que a partir da atualidade, a gente precisa resgatar a história do município, como a Rua Major Benjamin Franco, local onde foram construídas as primeiras casas", afirma Adriana.

Na visita ao Casarão das Artes, os alunos assistiram aos curtas-metragens Tião Aviador (2013) e Coda (2014), produzidos por moradores de Arujá. Depois, eles foram à casa do arujaense Antônio de Almeida Filho, de 93 anos, que fica em frente à unidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A entrevista com seu Antônio rendeu muitas histórias. Servidor público aposentado, ele descreveu aos jovens como era Arujá nas décadas passadas, com menos casas, velocidade, tecnologia e onde todos se conheciam. "Moro aqui desde quando nasci. As coisas mudaram muito, antigamente a cidade tinha poucas casas e moradores", conta o simpático seu Antônio, um dos cidadãos mais antigos do município.

A professora de língua portuguesa Ligia Nasser relata que os alunos estudam período integral e que realizam diversas atividades no período em que não estão em sala de aula. Segundo ela, representantes do Instituto Ayrton Senna irão à escola no dia 25 de novembro conferir a produção dos alunos sobre a história de Arujá.
 __

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

Veja também