Prefeitura de Arujá
Educação para o Trânsito: Alunos são premiados
10-11-2016
Alunos, professores e diretores das escolas da rede municipal de Educação foram homenageados na tarde de quarta-feira, dia 9, na oitava edição do Prêmio de Educação para o Trânsito de Arujá, realizada no Clube União. Os prêmios foram entregues aos melhores projetos nas categorias "Carta para um Amigo", "Pintura em Tela", "Artigo de Reflexão Pedagógica", "Projeto Completo de Educação para o Trânsito" e "Representação Coletiva".

O objetivo do programa pedagógico é conscientizar os alunos sobre as leis de trânsito e as responsabilidades de cada cidadão. A proposta insere a realidade do trânsito dentro das escolas, fazendo com que os alunos se tornem sujeitos ativos, colocando em prática e multiplicando o conhecimento aos familiares.

Os trabalhos foram desenvolvidos durante um ano nas unidades escolares com o apoio das empresas CCR Nova Dutra, Viação Arujá, WMW Locação de Veículos e Serviços de Transporte, Politran Serviços Educacionais e Cris da Natureza, parceiros da Secretaria Municipal de Educação.

"Essa atividade com as crianças vai transformá-las em motoristas mais conscientes no futuro. Já são oito anos realizando esse trabalho, que deve continuar pela sua importância na educação", disse a secretária de Educação, Maria Goretti Aguiar Alencar, que também agradeceu aos alunos, professores, gestores, familiares e parceiros que contribuíram com a iniciativa.

Durante o evento, houve exposição dos trabalhos feitos a partir de materiais reciclados, de desenhos, fotografias, bem como apresentações coletivas de música, teatro e dança. As expressões artísticas direcionadas para o tema da educação no trânsito permitiram que os alunos desenvolvessem pensamento crítico e criatividade.

Compartilhando conhecimento

Primeiro lugar na categoria "Carta para um Amigo", a estudante Giullia Cristina de Oliveira, 10 anos, do 5º ano da Escola Municipal (EM) Maria de Lourdes Ferreira, conta que aprendeu a compartilhar ensinamentos sobre as leis de trânsito e a importância de respeitá-las.

"Eu escrevi a carta para o meu tio, pedindo para ele ser um motorista melhor e ensinar os amigos a serem também, como a minha tia que está aprendendo a dirigir", relata.

Para a diretora da EM Amadeu de Angelis, Teresinha Norte, o mais interessante do projeto é que os familiares dos alunos são atingidos pela educação no trânsito por meio dos próprios estudantes.
Esse é o caso de Patrícia Coutinho, 42 anos, que mora no bairro Mirante. Mãe da estudante Natalia Coutinho, ela revela que a filha consegue identificar as falhas e até ameaça multá-la quando comete alguma irregularidade. "Ela com certeza vai ser uma motorista melhor do que eu", afirma.

Premiações

Na categoria "Carta para um Amigo", os prêmios ficaram com as alunas Bianca Argel Botelho (3º lugar - EM Paulo Freire), Ana Carolina da Silva (2º lugar - EM Isabela Pavani Castilho Cruz) e Giullia Cristina de Oliveira (1º lugar - EM Dona Maria de Lourdes Ferreira).

Os três melhores trabalhos na categoria "Pintura em Tela" foram os das estudantes Laura da Conceição Teixeira (3º lugar - EM Marisa Aparecida Pendeza), Jhenifer Martins Cruz (2º lugar - EM Isabela Pavani Castilho Cruz) e Emily Surian Zacarias (1º lugar - EM Profº Amadeu de Angelis).

Entre os artigos de reflexão pedagógica, venceram os das professoras Vânia Cristina de Oliveira Costa (3º lugar - CMEI Profª Maria José Lopes Esmeraldo), Maria Abgail Bezerra Lima da Silva (2º lugar - EM Bairro da Peninha) e Cleonice Rosa Apolinário (1º lugar - EM Marisa Aparecida Pendeza).

Nas representações coletivas, a EM Padre Geraldo Montibeller teve a terceira melhor performance, a EM Isabela Pavani ficou em segundo lugar e a EM Paulo Freire foi a vencedora.

O evento terminou com a entrega do prêmio às escolas que desenvolveram os dois melhores projetos completos de educação para o trânsito na educação infantil. O CMEI Seiji Shiguematsu ficou em segundo lugar e a EM Padre Geraldo Montibeller em primeiro.

 __

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter


Veja também