Prefeitura de Arujá
Racismo: Debate atrai 100 pessoas
21-11-2016
A roda de debate sobre racismo contra o negro atraiu mais de 100 pessoas à Biblioteca Municipal Alda Martins Soncini na última sexta-feira (18/11). Com a participação do artista Eliseu Laibô e do professor de história Diego Pereira, a atividade foi organizada pelo Fórum de Debates de Arujá com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Parte da programação, que também envolve a 2ª Exposição de Artes, o bate-papo abordou temas polêmicos e provocou o debate de ideias em relação às questões raciais. O evento contou com a presença de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Washington Luiz Pereira de Souza, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e de público espontâneo. 

O objetivo da reunião foi estimular a reflexão e discussão acerca do preconceito racial, cultural e étnico. Na roda, os participantes puderam fazer perguntas ao artista e ao professor e também opinar a respeito dos assuntos debatidos.

Segundo a bibliotecária Dalva Sabino, a atividade teve a aprovação do público e foi bastante construtiva. “A troca de experiências e ideias é sempre válida. Acredito que é importante promover encontros como esse para falar sobre temas que nos trazem conhecimento e crescimento”, afirma.

2ª Exposição de Artes

Com o tema “Orixá, de Exu a Oxalá”, a exposição apresenta quadros pintados pelo artista Eliseu Laibô e expressa a força e beleza dos deuses e divindades afro-brasileiras e seu universo mítico e místico. Os Orixás são ilustrados em seus ambientes naturais, com adereços, cores e essência.

Eliseu Rodrigues de Araújo, o Eliseu Laibô, é formado em educação artística pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e trabalha com pinturas há cinco anos. A religião é a maior fonte de inspiração do artista, que tem como traço marcante o impressionismo.

Serviço


A mostra fica aberta ao público até a próxima quinta-feira, dia 24, na Biblioteca Municipal, que fica na Rua São Paulo, nº 110, no Jardim Planalto. O horário é das 8 às 16 horas e a entrada é gratuita.

Outras informações podem ser obtidas no telefone 4653 4042.

__
Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

Veja também