Prefeitura de Arujá
Ação contra a dengue vistoria mais de 100 casas
29-11-2016
Os agentes do Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Igreja Universal, realizaram uma ação no Parque Rodrigo Barreto em alusão ao Dia Nacional de Combate ao mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa resultou na coleta de cerca de uma tonelada de objetos passíveis de acúmulo de água parada, ambiente propício para a proliferação do inseto.

A mobilização reuniu quatro agentes e 40 voluntários da Universal, que vistoriaram 110 casas a fim de localizar e eliminar focos do mosquito. Eles também distribuíram aos moradores dois mil informativos com orientações de como prevenir a formação de criadouros do Aedes e colaram 200 cartazes com mensagens sobre o tema nos comércios do bairro.

“Temos de agradecer o voluntariado da igreja, o empenho dos agentes e da Secretaria de Serviços. É fundamental a participação de todos porque na medida em que as chuvas aumentam fica maior o risco de proliferação. O combate ao mosquito é um ato de cidadania e depende das ações de cada um”, afirma o secretário municipal de Saúde, Eduardo Ferreira da Silva.

O prefeito e vice-prefeito eleitos, José Luiz Monteiro e Márcio Oliveira, compareceram ao Barreto para acompanhar o trabalho. Zé Luiz ressaltou a necessidade de conscientizar a população acerca dos cuidados preventivos: “É essencial que a comunidade receba as orientações e se una para ajudar no combate a este mosquito que pode nos fazer tão mal”.

Dados

Em um ano, Arujá reduziu 92,5% dos casos de dengue. Se em 2015 o município registrou 280 casos, este ano o número caiu para 21.

A queda se deve muito ao intenso trabalho da Operação Bairro Limpo, da Secretaria Municipal de Saúde. De janeiro a outubro, os agentes do Departamento de Controle de Vetores percorreram os bairros da cidade recolhendo mais de 17 toneladas de materiais inservíveis.

Denúncias

Denúncias de possíveis criadouros podem ser feitas no Disque-Dengue, pelo telefone 0800 778 8882. O serviço é apenas para moradores de Arujá

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter


Veja também