Prefeitura de Arujá
Casarão promove oficina de fotografia
30-11-2016
A desenhista de moda e fotógrafa Melissa Szymanski ministrou na terça-feira (29/11) a oficina "Enquadramento e Composição Fotográfica" no Casarão das Artes. Ao todo, 14 pessoas receberam o certificado por participarem da atividade desenvolvida por meio da parceria entre o programa Pontos Mis, do Museu da Imagem e do Som, e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Abordando conceitos introdutórios da fotografia, a oficina teve a finalidade de discutir o processo de produção da imagem, desde o momento do click ao da edição, considerando os enquadramentos e as composições fotográficas, elementos essenciais para formar o sentido e a beleza da imagem.

Além disso, os arujaenses que compareceram à palestra puderam entrar em contato com a linguagem da fotografia, a complexidade da manipulação da imagem a partir da sensibilidade, olhar e intenção do fotógrafo, entre outros conhecimentos específicos.

 "O objetivo é pensar para tirar foto, não apenas tirar por tirar", afirmou Melissa durante a oficina, destacando que a pessoa que vai fotografar precisa saber o que deseja mostrar através de determinada imagem.

De acordo com a fotógrafa, todos atualmente têm acesso à fotografia, mas poucos conhecem as técnicas que deixam a imagem equilibrada e bonita esteticamente. Melissa explicou que se o conhecimento não servir como ferramenta de profissão, pode ser utilizado no lazer com qualidade. "A proposta é para leigos, é o básico de conhecimento para fazermos o hobby bem feito."

A oficina também contou com uma atividade prática, na qual a fotógrafa e os participantes caminharam pelo quarteirão clicando com câmeras e celulares, a fim de colocarem em prática as teorias ministradas na primeira parte da programação.

Fotógrafa

Melissa Szymanski é formada em Desenho de Moda e Pós Graduada em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina. Especializou-se na área de fotografia, realizando diversos cursos relacionados à moda, comportamento e still, em Milão, na Accademia di Fotografia John Kaverdash. Trabalhou na revista italiana Moda Pelle, na execução de editoriais e publicidade.

Atualmente, ela ministra cursos de fotografia em diversas instituições, na Faculdade Santa Marcelina, Escola São Paulo e Instituto Europeu de Design. Melissa já foi coordenadora do Workshop de Fotografia “Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral Sob o Olhar da Fotografia”, pela Oficina Cultural do Estado de São Paulo/ Oficina Cultural Pagu.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

 
Veja também