Prefeitura de Arujá
CRAS expõe trabalhos artesanais de alunos
01-12-2016
A secretária de Assistência Social, Maria Luzia Salles Couto, e o prefeito eleito, José Luiz Monteiro, visitaram a exposição dos trabalhos confeccionados pelos usuários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no Centro. As obras foram produzidas durante os cursos artesanais de capacitação de pintura em tecido, crochê, corte e costura, bordado e agulha mágica, ministrados no decorrer deste ano.

Entre os trabalhos expostos estão panos de prato, toalhas bordadas, crochê, almofadas, tapetes, roupas, bolsas femininas, pintura em MDF (Medium Density Fireboard), um material derivado da madeira com estrutura lisa e sem nós, e outros produtos domésticos e pessoais.

 As produções dos alunos ficam em exibição ao público até esta sexta-feira, dia 2 de dezembro, das 8 às 17 horas. O CRAS fica na Avenida dos Expedicionários, 1816. Outras informações podem ser obtidas nos telefones 4655 2898 ou 4653 4544.

Importância

"A exposição é muito interessante. É possível constatar o desenvolvimento do trabalho, o retorno do que é ensinado. Eu gostei bastante do que vi, a importância de todo esse serviço é enorme e deve ser fortalecida sempre. Temos uma preocupação muito grande com a parte social", observou José Luiz Monteiro, enquanto apreciava as produções sobre as mesas.

Para a secretária Maria Luzia, o trabalho tem vários objetivos, e um dos principais é proporcionar o acesso ao conhecimento, condição que permite abertura ao mercado de trabalho e inclusão social.

"O projeto aqui é desenvolvido com muita seriedade e perspicácia, visando sempre a promoção de políticas públicas que preservem os direitos humanos, estimulem a criatividade e integrem as pessoas na sociedade com dignidade", ressaltou. Ela também mostrou toda a estrutura e os projetos do CRAS ao novo prefeito.

Segundo a coordenadora dos cursos de capacitação do CRAS, Roberta Arenas, aproximadamente 400 alunas passaram pelas capacitações este ano. Ela explica que a rotatividade de pessoas é grande porque muitos encontram emprego, iniciam e não terminam, entre outros motivos.

"Nós atendemos àqueles que realmente precisam da capacitação para conseguir uma renda extra para a família, bem como pessoas enviadas pelo CAPS, que realizam atividades de terapia ocupacional", disse.

O CRAS também ministra os cursos de cabelereiro e manicure, pertencentes à área da estética. As professoras Maria Aparecida Ferreira, Neusa Matiko, Vanda Sales, Maria dos Anjos e Angélica Krauss são as responsáveis por todas as capacitações, que são oferecidas gratuitamente.

Certificados

Cerca de 250 pessoas receberão do CRAS o certificado de conclusão dos cursos de capacitação. A solenidade está marcada para o dia 8 de dezembro, no Espaço Empreendedor.

 __

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter



Veja também