Prefeitura de Arujá
Projeto Reciclapilha premia duas escolas
07-12-2016
A Escola Municipal Milton Barbosa, no bairro Vicente Matheus, e o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Benedita Garcia, no Parque Rodrigo Barreto, foram premiados nesta quarta-feira (07/12) pelo Projeto Reciclapilha, desenvolvido conjuntamente entre Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Instituto Abaré Socioambiental, com o apoio da Secretaria de Educação. Ambas as unidades ganharam um projetor.

As escolas foram as que mais arrecadaram pilhas na gincana promovida pelo projeto que teve a participação de mais 20 unidades e creches da cidade. O concurso leva em conta a proporção do número de alunos em relação à quantidade de material coletado.

Lançado em agosto, o projeto arrecadou 1,4 tonelada de pilhas com a ação de alunos, professores e gestores das unidades escolares, mas na opinião dos vencedores, o envolvimento da comunidade também foi primordial para o prêmio.

“Eles, todos os dias, chegavam com uma pilha ou outra. Aqui, como o bairro é pequeno, os alunos saíram pedindo para tios, vizinhos, primos, pais e avós. Essa soma contou muito”, explicou a coordenadora da EM Milton Barbosa, Cristiane Lopes da Silva. A unidade tem 38 alunos.

Aluno da escola, João Victor Pereira dos Santos, de 10 anos, disse continuará a colher pilhas mesmo que a gincana tenha acabado. “Pilha é um negócio muito perigoso. Em casa eu não deixo minha mãe jogar no lixo”.

A coordenadora de projetos da Abaré Socioambiental, Flávia Casali Rossi, explicou que o projeto nasceu da necessidade de conscientizar as famílias, transformar alunos e professores em multiplicadores e ensinar a importância do descarte adequado do material.

“O prêmio previa a premiação a uma escola de educação infantil e outra de ensino fundamental. Independentemente do fim da gincana é importante dizer que o projeto continua, com os postos de arrecadação. Essa é uma ação que precisa ser do dia a dia”, afirmou.

Arrecadação


Participaram do concurso 20 escolas. Em nove creches foram arrecadados 676 quilos de pilhas. Já no ensino fundamental, a arrecadação se deu em 11 unidades, com um total de 807,3 quilos.

“As crianças fizeram um trabalho incrível. Essa quase uma tonelada e meia de pilhas poderia acabar jogada no meio ambiente, causando sérios problemas. Agradeço à participação das escolas, da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Abaré e sua mantenedora, a pedreira Sargon, pela iniciativa”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Leonardo Godoy.

Representante da Secretaria de Educação, Elaine Mariano destacou o papel desenvolvido pelas escolas. “Estamos muito orgulhosos de ter um projeto ambiental (Formando o Cidadão) desde 2009 e ver os resultados sendo colhidos”.

Também participaram das entregas dos projetores o assistente técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Adão Vagner Ursino, o representante da Pedreira Sargon, Rafael Pacífico de Faria, além de professores, diretores e equipe das duas escolas.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas no telefone 4653 1845.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

 
Veja também