Prefeitura de Arujá
Peça encerrou Mostra de Teatro da ELM
09-12-2016
A 8ª Mostra de Teatro encerrou na noite de quarta-feira (07/12) na Escola Livre de Música (ELM) Edmundo Ramos Barbosa com a peça "Fábrica de Chocolate". Interpretada pelos alunos do módulo 2 do curso de teatro, a tragédia é uma adaptação do texto de Mario Prata, inspirado no assassinato do jornalista Vladmir Herzog, em 1975, no período ditatorial. 

A mensagem central da tragédia é revelar que nem sempre uma imagem transmite a informação verdadeira, mas esconde por meio da manipulação a insanidade e crueldade de um sistema político, como foi o caso da Ditadura Militar no Brasil, que tentou transformar a morte de Vlado, causada pela tortura de militares, em um suicídio.

Essa foi a última apresentação da mostra. Em todo o evento, sete espetáculos passaram pelo palco da ELM desde segunda-feira (5). Com direção geral do professor de teatro Everton Moreno, as peças abordaram temas atuais e históricos, visando problematizar questões sociais e provocar reflexões individuais e coletivas, seguindo as características da linguagem teatral.

O público que compareceu à 8ª Mostra de Teatro todos os dias pôde assistir gêneros de comédia, drama, tragédia e musical. Os grupos criaram textos e também adaptaram obras de autores famosos.

 Na avaliação do professor Everton Moreno, a Mostra foi seu maior desafio até então pela necessidade de dirigir, produzir, captar recursos, elaborar cenários, figurinos, selecionar a trilha sonora e projetar o mapa de iluminação, detalhes que elevam o trabalho a um nível profissional.

“Tivemos de tudo nessa mostra, choro, riso, preocupação e nervosismo, brigas e reconciliações, desistências e substituições, enfim, o próprio processo já foi um espetáculo com seus dramas, conflitos, muita ação e no fim conseguimos entregar um trabalho de qualidade”, afirmou.

Ele também avaliou a evolução do teatro na cidade. “Acredito que a cada dia estamos mais próximos de fazer com que nosso teatro se torne tradicional, assim como é a escola de música e a banda sinfônica. Cada vez mais pessoas conhecem o nosso trabalho, porém ainda temos um longo caminho a percorrer”, concluiu.
Aos 16 anos, a aluna Nadia Brenda elogiou a postura do professor durante o curso e falou da peça “B em Cadeira de Rodas".

"O que mais gosto do professor é que ele nunca te elogia plenamente, e isso faz o ator dar sempre o melhor de si e nunca se acomodar. Sobre a peça, é incrível. Quando era pequena queria ser dona de mercado, bombeira e no teatro eu posso ser tudo isso. É o que mais me fascina”, disse.

Curso

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Mostra de Teatro é uma atividade que faz parte do curso teatral oferecido pela ELM. Nas oficinas, os alunos entram em contato com o conteúdo introdutório das artes cênicas, como as ferramentas básicas de interpretação, conhecimento de palco e suas estruturas, terminologias, preparação corporal e montagem.
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter



Veja também