Prefeitura de Arujá
Professores conhecem novo formato do PNAIC
16-12-2016
Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação participou de encontro realizado em São José dos Campos em que foram apresentadas as novas diretrizes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Na sequência, ocorreu o início da formação com os professores alfabetizadores e especialistas da rede municipal de ensino sob o foco principal de implementar estratégias didático-pedagógicas que permitam às crianças fortalecerem suas competências e habilidades na leitura, na escrita e na matemática.

A equipe é composta pelas orientadoras de estudos Andréia Cristina de Oliveira, Claudia Maria Gordin, Isabel Campos Moreno, Ivone Aparecida Vicenzi, Maria Abgail Bezerra Lima da Silva e pela coordenadora local, Iara Aparecida dos Santos.

De acordo com as profissionais, uma das novidades do novo formato do PNAIC foi a participação dos coordenadores pedagógicos nos encontros presenciais.

“Nossa meta principal é que as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, estejam alfabetizadas”, destacaram as Orientadoras de Estudos.

A equipe do PNAIC Arujá focou nas fragilidades apresentadas por alguns alunos da rede municipal em se alfabetizar até os oito anos, com base em índices diagnosticados nas escolas, bem como nas avaliações externas (Avaliação Nacional de Alfabetização, Provinha Brasil, Prova Brasil, entre outras), e auxiliou os professores alfabetizadores a traçarem estratégias pedagógicas, selecionarem os materiais e as tecnologias para atender cada turma em suas especificidades.

Avanço

O PNAIC representa um importante avanço para a Educação no País. “Com o Pacto, a alfabetização passou a ser uma das prioridades da educação nacional, valorizando o professor para que ele exerça de forma plena sua função e tenha clareza do que é preciso ensinar e como ensinar. Com isso, o processo de alfabetizar será mais eficaz, preparando o aluno para os desafios posteriores ao processo de aprendizagem”, afirma Iara.

Ainda de acordo com ela, no encerramento da edição 2016 do Pacto ocorreu uma retrospectiva que reuniu trabalhos e revisitou materiais aplicados desde 2013.

Outro ponto considerado importante foi o rodízio de professores orientadores durante o curso do PNAIC 2016, em que cada um ficou responsável por uma disciplina e por multiplicar as diretrizes aos alfabetizadores.

Relatos da experiência das orientadoras foram apresentados durante o seminário Colóquio de Práticas Letradas. “Ele trouxe além do material de formação, todo o trabalho realizado pelos professores alfabetizadores e seus alunos em sala de aula desde 2013, possibilitando uma avaliação qualitativa dos avanços no ensino ofertado pela rede municipal”, concluiu a coordenadora.

De acordo com a Secretaria de Educação, 160 servidores, entre professores e coordenadores, participaram de todo o processo do PNAIC na cidade.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter


Veja também