Prefeitura de Arujá
Musicando: Mostra emociona o público
16-12-2016
Bebês e crianças abrilhantaram a 8ª Mostra do Projeto Musicando nesta quinta-feira (15/12), no Clube União. Diante de um público massivo de pais, avós e outros familiares, os alunos com idade entre nove meses e 10 anos exploraram a beleza do universo infantil com apresentações musicais, cantigas de roda, expressão corporal, brincadeiras e contação de história.

Além de fechar o ano de atividades e festejar o desenvolvimento do projeto, que está completando quatro anos, o evento permitiu que os pequenos demonstrassem na prática o que aprenderam no semestre de aulas oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“Nosso maior desafio é unir a comunidade com a música de qualidade e com o poder público”, afirmou o coordenador do projeto, Bruno do Prado, que concluiu: “Por meio da música, a gente consegue formar cidadãos, alcançar os que mais precisam. Sinto-me muito realizado”.

As apresentações começaram com a turma do Musicando Kids. Acompanhados por palmas e coros da plateia, os alunos cantaram as músicas Pé de Nabo e Pulalalá, de Palavra Cantada, e Centopeia e Trem Maluco, de Helio Ziskind.

Em seguida, os alunos do Musicando Baby subiram ao palco acompanhados pelas mamães e entoaram canções como Banho Gostoso, Afeto de Mãe, Linda Rosa Juvenil e outras que resgataram a essência do folclore. Os pequenos também interpretaram a história dos Três Porquinhos, mesclando as linguagens musical e teatral.

No intervalo das apresentações, o público prestigiou as performances das dançarinas do projeto Just Dance e da dupla de dança Fábio Almeida e Daniela, convidados especiais. A banda sinfônica de Arujá também participou do espetáculo tocando o hino nacional na abertura.

Os vereadores Rafael Laranjeira e Rogério Gonçalves Pereira, os futuros secretários de Desenvolvimento Econômico e Cultura e Turismo, Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan, e Hassin Ali Hammoud, o Hassune, e a atual responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo, Marilisa de Moraes Cajueiro, prestigiaram o evento. Representando o prefeito eleito José Luiz Monteiro, o futuro chefe de gabinete, Joncy Silva, também marcou presença.

Formatura

A oitava edição da Mostra encerrou a noite de atrações com a apresentação das mulheres que estão se formando no Musicando Pedagogo. Juntamente com o coral do Musicando, elas tocaram flauta doce e cantaram a música Era Uma Vez, de Sandy e Toquinho. Das mãos do Tio Bruno, as 23 formandas receberam os certificados de conclusão do curso.

Com 60 horas de duração, o Musicando Pedagogo tem a proposta de unir música e didática, capacitando pessoas para trabalhar com o desenvolvimento e educação da criança por meio do universo musical.

Para Maria Cristina Aparecida Silva, 44 anos, a música contribui muito para o desenvolvimento das crianças. Estudante de pedagogia, ela relata que o Musicando vai ajudá-la na futura profissão. “Agora me sinto bem preparada, porque antes não sabia cantar e dançar com as crianças, e o curso prepara a gente para o dia a dia com os alunos”, disse ela, que atualmente é costureira.

O projeto

O Projeto Musicando, da Secretaria de Cultura e Turismo, é uma iniciativa que visa incentivar o aprendizado musical desde os primeiros momentos da vida da criança, desenvolvendo o lado cognitivo e a coordenação motora e auditiva, por meio de atividades de recreação infantil, reconhecimento de sons, cantigas de rodas, jogos musicais e confecção de instrumentos de percussão e aulas de flauta doce.

Apoio

A 8ª Mostra do Musicando recebe apoio e patrocínio de Óticas Diniz, 299 Oficina Moto Bar, Rancho da Pamonha, Ser Mais, Planet Mega Eventos, Casa Fondue, Fisk Centro de Ensino, Siga Empresarial, Colégio Assano, Unip, Colégio Objetivo Arujá, Tia Andréia Transportes e vereador Julio Taikan Yokoyama.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter


Veja também