Prefeitura de Arujá
Curso de hidroginástica tem início no Barreto
16-01-2017
O prefeito José Luiz Monteiro e o vice-prefeito e secretário da Pasta de Educação, Márcio Oliveira, acompanharam nesta segunda-feira (16/01) a aula inaugural de hidroginástica na piscina da Escola Municipal Professora Hermínia Araki, no Parque Rodrigo Barreto. A abertura do espaço público para uso da comunidade é uma das primeiras medidas do governo.

“É uma alegria muito grande vir aqui e mostrar que em 15 dias nós disponibilizamos um equipamento como este para a população usar. Essa será uma marca do nosso governo, porque desde o primeiro dia a equipe que montamos está trabalhando em conjunto para resolver os problemas da cidade, dos mais simples aos crônicos”, afirmou o prefeito aos 35 alunos da primeira turma. Ele também se comprometeu a providenciar, assim que possível, o aquecimento da piscina e o vestiário.

A aula de hidroginástica é uma parceria das Secretarias de Educação e Esportes e Lazer. O chefe da Pasta de Educação, Márcio Oliveira, destacou tratar-se de um projeto piloto que será aperfeiçoado aos poucos.

“O objetivo é disponibilizar os equipamentos públicos para as pessoas utilizarem. Neste ponto, agradeço a vocês pela disposição em se inscrever e por mostrarem que vale a pena tomar decisões como esta. Vamos verificar as necessidades conforme o andamento do projeto para ele evoluir sempre”, disse.

Além do Barreto, a região central terá aulas no Clube União, a partir desta terça-feira (17). De acordo com o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Fábio André de Souza, a atividade traz diversos benefícios à saúde.

“A resistência da água traz uma diminuição muito grande no impacto. E a hidroginástica tem os benefícios das atividades aeróbicas: melhoria do sistema cardiorrespiratório, da circulação sanguínea, da coordenação motora e dos movimentos. Cada corpo responde ao exercício de uma forma diferente, mas a partir da quarta ou quinta semana os alunos já começam a sentir diferença”, disse.

Aprovação

Recomendação médica, necessidade de exercitar o corpo e cuidar da saúde estão entre os motivos que levaram os alunos a se inscreverem para as aulas, que têm 40 minutos de duração.

No caso da cabeleireira Andréa Priscila de Paula da Silva, de 36 anos, a oportunidade permitiu atender a um pedido antigo do médico. “Faz uns anos que o meu médico disse que eu preciso fazer hidro porque trabalho em pé e forço muito a coluna. O problema é que é caro e nunca pude fazer”, afirmou.

José Fernando do Nascimento, de 64 anos, encontrou na atividade uma forma de diminuir os custos. “Tenho artrite e artrose. O doutor falou que não é muito bom fazer caminhada porque força muito e que a ginástica na água seria bom. Eu fazia aula pagando, mesmo com dificuldade, porque não é barato, mas agora vou poder me exercitar sem custos e para mim ficou muito bom”.

Aos 60 anos, Vandira Claudina, que trabalha com van escolar, não tem nenhuma recomendação médica, mas garante que isso não seria necessário. “A gente é que tem que gostar da gente e se cuidar”, afirmou.

Preservação

Também presente na aula inaugural, a diretora da EM Professora Hermínia Araki, Sônia Maria Parinoscki Moralez, falou da importância do espaço ser utilizado pela população.

“Vocês são nossos olhos aqui e é uma alegria imensa vê-los usando a piscina. Com certeza vão nos ajudar a cuidar deste equipamento, inclusive no fim de semana”, disse.

Turmas

As turmas terão aulas às segundas e quartas-feiras no Barreto e às terças e quintas-feiras no Centro. Todas estão com a capacidade total de alunos e com lista de espera. Outras informações podem ser obtidas no telefone 4655 0851.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

 

Veja também