Prefeitura de Arujá
Secretaria de Educação revitaliza escolas
03-02-2017
Tendo em vista o retorno das aulas na próxima terça-feira (07/02), a Secretaria de Educação de Arujá está desenvolvendo uma série de reformas e manutenções em unidades escolares da rede municipal de ensino. Os serviços de manutenção envolvem troca de lâmpadas, pintura, limpeza, acabamentos, substituição de telhas, revisões na parte elétrica, entre outros reparos.

As reformas na infraestrutura das escolas têm a finalidade de proporcionar aos alunos e professores ambientes agradáveis e seguros que contribuam com o processo de aprendizado e ensino. A expectativa é que cerca de 10 mil estudantes voltem às salas de aula no dia 7.

De acordo com o secretário de Educação e vice-prefeito, Márcio Oliveira, os esforços para revitalizar as escolas estão sendo intensos, mesmo diante de dificuldades como prazo, equipe reduzida e orçamento apertado.

"Estamos firmes e fortes somando forças e esforços com os parceiros do bem, para revitalizarmos algumas unidades escolares que encontram-se em situações caóticas, para na semana que vem retomarmos as aulas", disse.

Manutenções

No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José Lopes Esmeraldo, no Parque Rodrigo Barreto, foram substituídas 50 lâmpadas e 10 reatores. Houve também o conserto da caixa d'água, que teve o encanamento e a bomba danificados por vandalismo, assim como o encaminhamento de tintas para pintura de armários e portão.

Os CMEI's Dona Izaura Vital dos Santos e Dona Pedra Maria do Rosário também receberam serviços de infraestrutura. No primeiro, foi realizada limpeza da calha do telhado, que tinha problemas de obstrução, o que impedia a passagem de água e provocava infiltrações. Já o segundo teve o disjuntor trocado do quadro geral do prédio.

Nos casos das Escolas Municipais (EM), os trabalhos de manutenção foram ainda mais amplos. A EM Zilda Arns Neumann, situada no bairro Pedreira, recebeu reparo nas telhas, adequação de saída de canos, impermeabilização das calhas para evitar o processo de enferrujamento, reparo com gesso nos furos do teto, provocados pelas fortes chuvas, acabamento de pintura no teto, troca de 20 lâmpadas e 10 reatores, revisão da parte elétrica na sala de informática e a retirada dos vazamentos e infiltrações das salas de aulas.

Na EM Padre Geraldo Montibeller, houve substituição da estrutura do telhado do pátio que estava a ponto de cair, bem como a troca das telhas quebradas, implantação de calha nova no pátio, eliminação de alguns pontos de goteiras da sala de aula de informática e o conserto da bomba pressurizadora de água, que abastece a escola.

Já a EM do bairro Penhinha teve substituição de telhas, calhas e rufos, renovação das partes hidráulica e elétrica na cozinha, substituições de lâmpadas, levantamento de ampliação da escola para novas instalações como sala de aula, biblioteca e sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesta unidade, também estão em andamento a reforma da cozinha, pintura interna e externa do prédio.

“Com muito foco e obstinação viabilizaremos parcerias e soluções para revitalizarmos todas as unidades da rede”, afirma o secretário.
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

 
Veja também