Prefeitura de Arujá
Bairro Limpo opera em três bairros nesta quarta-feira
14-02-2017
Nesta quarta-feira (15/02) a operação Bairro Limpo, realizada pela Secretaria de Saúde de Arujá, reforça os trabalhos contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti nos bairros Vila Riman, Vila Ferreira e Vila Pilar. No dia 22/02, a iniciativa passará por Arujamérica e Jd. Renata.

Para que a ação surta os efeitos esperados, é necessário que os moradores descartem os dejetos que possam acumular água sobre as calçadas momentos antes da passagem do caminhão com os agentes de controle de vetores.

Na última quarta-feira, dia 8, a operação percorreu mais de 68 quilômetros entre os bairros Jardim Emília, Jd. Leika, Jd. Joia e Jd. Tupi, recolhendo mais de 300 quilos de objetos inservíveis, como vidros, pneus, baldes, latas, plásticos, garrafas, vidros e isopores.

Ao longo do dia, os agentes do Departamento de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde passaram por diversas ruas dos bairros, com o objetivo de eliminar objetos que pudessem favorecer a reprodução do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.

Prevenção

Para evitar a reprodução do Aedes aegypti é importante que a população redobre os cuidados, principalmente nesta época de calor e chuvas intensos: cobrir ou descartar, adequadamente, objetos que possam acumular água; além de vistoriar os quintais e manter baldes, tambores e demais recipientes bem tampados.

Outras medidas importantes são manter a caixa d'água bem fechada e preencher com areia as bordas dos pratinhos dos vasos de plantas. Para aqueles que possuem piscina, a orientação é mantê-la com produtos como o cloro, que eliminam micro-organismos, e cobri-la, sempre que possível.

A Secretaria da Saúde alerta ainda que tão importante quanto evitar a proliferação do Aedes aegypti é receber em casa as equipes de combate à dengue.

Denúncias de possíveis focos podem ser feitas pelo telefone 0800 778 8882, o Disque-Dengue.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter


Veja também