Prefeitura de Arujá
Educação: Secretário apresenta desafios e metas
18-04-2017
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Márcio Oliveira, fez uma prestação de contas dos 100 primeiros dias de gestão à frente da Pasta. Com a presença do prefeito José Luiz Monteiro e vereadores, o evento ocorreu na sede da Prefeitura e teve a apresentação de metas, desafios e um diagnóstico completo da área.

Dando início aos trabalhos, Márcio, acompanhado pela equipe técnica da Educação, falou sobre a situação do setor quando assumiu: “Com 1.174 funcionários, sendo 644 professores que atendem em torno de 10 mil alunos em 39 escolas. Tivemos um contratempo no início desta gestão, com o contingenciamento orçamentário de cerca de R$ 10 milhões, o que afetou diretamente a maneira de gerenciar as atribuições”.

“Mas estamos buscando de todas as formas soluções para aprimorar a qualidade da educação pública oferecida aos nossos munícipes”, destacou, reforçando que há cerca de um mês esteve em Brasília, onde conseguiu com os deputados Eli Correia Filho e Roberto de Lucena, emendas que totalizam R$ 510 mil para a área da educação.

O secretário também apontou que no início do ano a Pasta sofreu um desfalque de professores que se afastaram por motivos de saúde e de licença gestante, além de algumas exonerações, o que prejudicou algumas escolas: “Entretanto, estão sendo tomadas medidas para que situações como esta não se repitam, inclusive convocando novos professores para compor a rede”.

Prioridades

Como prioridades a curto e médio prazo, a Secretaria fará a restauração das escolas municipais e buscará meios para viabilizar a construção de uma unidade educacional no Jordanópolis. Medidas para aumentar as vagas em creches também estão sendo estudadas.

Márcio afirmou que a Educação estuda ainda a implantação de um sistema de ensino nas escolas da rede municipal, com formação continuada para todos os profissionais envolvidos, suporte pedagógico e material didático para os alunos.

“Com isso, será possível aferir de forma mais eficaz o nível de aprendizado e melhorar pontos cruciais no processo de ensino, revertendo o investimento em melhor preparo dos nossos servidores e consequentemente na qualificação dos estudantes para o exercício pleno da cidadania”, afirmou.

O prefeito José Luiz Monteiro, na oportunidade, assinalou que todo recurso investido na educação traz “inúmeros benefícios para o País, uma vez que comprovadamente diminui a incidência de doenças, a taxa de violência e outras mazelas que afetam a sociedade em que vivemos”.

Legislativo

Após ouvir e responder questionamentos dos vereadores, secretário e prefeito afirmaram que o Executivo está de portas abertas não só aos membros do Legislativo, mas a toda a comunidade, e que esta relação é imprescindível para que seja atingido o objetivo principal da administração pública, que é oferecer um serviço de qualidade para a população.

Participaram da reunião os vereadores professora Cris do Barreto, Rafael Santos Laranjeira, Renato Bispo Caroba, Rogério da Padaria e Luiz Fernando Alves de Almeida, além de terem sido representados por seus assessores os vereadores professor Edval Barbosa Paz, pastor Edmar de Jesus e Marcelo José de Oliveira.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter


Veja também