Prefeitura de Arujá
Biblioteca promove Semana Monteiro Lobato
19-04-2017
Mais de mil alunos da rede municipal de ensino foram transportados para o universo do Sítio do Picapau Amarelo durante a 12ª Semana Monteiro Lobato, realizada na Biblioteca Alda Martins Soncini por meio de parceria das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Educação com a Companhia TOA de Teatro.

Criada para aproximar as crianças dos livros, homenagear um dos principais escritores brasileiros e divulgar o trabalho dos atores que atuam nas peças voluntariamente, a Semana reuniu praticamente todos os personagens do Sítio e levou aos estudantes uma mensagem importante sobre a preservação do meio ambiente.

A peça elaborada pela Companhia contou com a presença de alunos do grupo de teatro da Escola Municipal Padre Geraldo Montibeller. Nela, as atitudes ainda que pequenas de cada um dos personagens acabam  poluindo o rio do Reino das Águas Claras, afetando diretamente a todos. Sujeira e problemas estomacais são algumas das consequências.

“A ideia de chamar a atenção para a preservação das águas veio depois de um evento realizado com alunos do Montibeller na nascente de um rio em que a mata ciliar estava praticamente toda destruída”, afirma Deusni Ana de Carvalho, intérprete de Dona Benta.

Passada de forma bem humorada, a mensagem surtiu efeito para o pequeno Gabriel da Silva, de seis anos. “Não pode sujar o rio senão a água vai ficar suja quando a gente for beber”, disse logo após a peça.

Promovida entre estas segunda e quarta-feiras, a Semana teve apresentações nos períodos da manhã e da tarde. Para a bibliotecária Dalva Sabino, levar gente para dentro da Biblioteca é um dos principais objetivos da iniciativa. “Com eventos como este as crianças ficam sabendo que a cidade tem um lugar onde podem vir, conhecer muitas histórias e se divertir”, disse.

O secretário de Cultura e Turismo, Hassin Ali Hammound, o Hassune, agradeceu o empenho da companhia de teatro pelo serviço voluntário de excelência e ressaltou a importância destas atividades para cidade, ressaltando também a parceria com a Secretaria de Educação.

Nos três dias de atividades passaram pela unidade da Secretaria de Cultura e Turismo alunos das Escolas Municipais Bairro São Bento, EMEIA XI, Amadeu de Ângelis, Isabela Pavani Castilho Cruz, Bairro da Penhinha, Abílio Pinheiro André, Maria Aparecida Restivo Perez, Rosalina de Almeida Mendes, Maria de Lourdes Ferreira, Marisa Aparecida Pendeza, Milton Barbosa, Cecília Caraça Mineiro Coutinho, Padre Geraldo Montibeller, Recanto Primavera, Zilda Arns Neumann, Eufly Gomes, Dalila Franco Garcia, Paulo Freire, Hermínia Araki e Sidônia Nasser do Prado.

As peças foram interpretadas por Deusni Ana de Carvalho, Dona Benta; Helder Martinez, Visconde de Sabugosa; Keila Carvalho, Morgana; Daniel Peralta, Coronel Teodorico; Livia de Grossi, Cuca; Amanda Gonçalves, Emília; Mateus Teixeira, Gabriel Henrique Rodrigues e Guilherme dos Santos, Pedrinho; além de Julia Martins, Sindy da Costa, Evelyn dos Santos e Ketlyn Moura, intérpretes de Narizinho.

Monteiro Lobato


Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. “O Sítio do Pica-pau Amarelo” é sua obra de maior destaque. Foi um dos primeiros autores de literatura infantil do Brasil e toda América Latina. Ele nasceu em Taubaté, no dia 18 de abril.

Biblioteca


A Biblioteca Alda Martins Soncini fica na Rua São Paulo, nº 110, no Jardim Planalto, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O telefone, para outras informações, é o 4653 4042.

_

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

Veja também