Prefeitura de Arujá
Profissionais discutem ações preventivas
04-05-2017
O secretário municipal de Educação, Márcio Oliveira, participou de encontro para traçar ações preventivas e de combate aos efeitos do jogo “Baleia Azul” (Blue Whale) e demais aplicativos que oferecem perigo às crianças e adolescentes. A reunião ocorreu no Centro de Psicologia e Fonoaudiologia de Arujá.

A ação, acompanhada pela equipe do Centro, uma assistente social e uma psicóloga da rede de Educação, é resultado da iniciativa do governo municipal em desenvolver trabalhos voltados à conscientização sobre os jogos e grupos das redes sociais, principalmente após casos ocorridos em diversos países e vinculados ao jogo.

Além de se inteirar sobre as demandas da unidade, o secretário informou que pretende, junto com a equipe interdisciplinar e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, traçar ações preventivas acerca das armadilhas da rede mundial de computadores, especialmente as referentes ao jogo Baleia Azul.

Já está prevista para o próximo dia 24 de maio uma reunião com os gestores da rede municipal de ensino para tratar do assunto. Em breve, todas as escolas municipais e servidores serão orientados sobre as ações a serem desenvolvidas com a finalidade de estimular o uso consciente das redes sociais e da internet.

Jogo

Baleia Azul é um jogo por meio do qual adolescentes são aliciados a cumprir tarefas ou ‘desafios’ que os incentiva a realizar automutilação e até a tentar contra a própria vida. Só na Rússia, acredita-se que o jogo esteja ligado a mais de cem casos de suicídio.​

Veja também