Prefeitura de Arujá
Projeto incentiva educação ambiental
30-05-2017
Colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais se tornaram rotina para os alunos da Escola Municipal Abílio Pinheiro André, no Jacarandás, que, além de conciliarem teoria e prática, passaram a ter produtos cultivados sem agrotóxicos enriquecendo a merenda escolar.

O projeto é o Horta na Escola, idealizado pela equipe da unidade gerida pela diretora Adriana Shitsuka Ponciano, e que poucos meses depois de ser implantado já apresenta bons resultados.

As atividades também envolvem a comunidade e, além dos benefícios alimentares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa, contribuindo para o aumento do interesse e do comprometimento dos alunos.

A  diretora destaca que a educação ambiental está sendo bem aceita pelas crianças. “Na horta, elas aprendem a cultivar os alimentos, colher e consumir com consciência, sem desperdício, participando ativamente do processo educativo”, ressaltou.

O projeto envolve quase 100 alunos nos dois turnos da escola. Segundo ela, desde que a iniciativa foi colocada em prática, foi percebida uma mudança nos hábitos dos estudantes. Nele, além de frutas, raízes, verduras e legumes, os alunos aprendem sobre o uso de plantas medicinais para a cura de algumas enfermidades e também sobre o reaproveitamento de materiais e recipientes para proteger as mudas, bem como galhos de árvores, folhas e cascas de alimentos para o enriquecimento do solo.

“Passamos a teoria na sala de aula e depois os alunos podem vivenciar na prática. Isso tem feito com que o rendimento deles melhore. Eles também estão aprendendo a preservar a natureza e a se alimentar melhor, disseminando o aprendizado junto à comunidade”, afirmou a diretora, explicando que a escola também ganhou um espaço mais adequado com a implantação da horta em um local que poderia acumular mato, favorecendo a disseminação de insetos e de animais peçonhentos.

Um dos alunos, de apenas 10 anos, disse que participou da confecção das placas para identificar as espécies cultivadas na horta e aprendeu a plantar, cultivar e colher os produtos. “Antes não comia verdura, mas agora sei que é bom para saúde”, disse.​
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação
(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com

Veja também