Prefeitura de Arujá
Caminhada atenta para preservação do meio ambiente
07-06-2017
Salvar o meio ambiente! Este foi o grito que crianças e adolescentes entoaram na manhã desta quarta-feira (07/06) em parte da Avenida João Manoel, nas proximidades da Câmara Municipal e na região da Praça do Coreto, durante a Caminhada Ecológica em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Promovida pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, a passeata reuniu alunos das escolas Sidônia Nasser do Prado e Isabela Pavani Castilho Cruz e membros da Guarda Mirim.

Levando faixas com mensagens contra a soltura de balões, separação de lixo e reciclagem, as crianças passaram pelas Avenidas João Manoel e Expedicionários, em frente à Prefeitura e pela área do Encontro das Nações até terminarem a caminhada na Rua Antônio da Natividade Coutinho, local em que assistiram à peça teatral “A Fortuna de Emília”, da Cia Toa de Teatro.

 Assim como a passeata, o espetáculo também chamou a atenção para a preservação ambiental. Ambientado no Sítio do Picapau Amarelo, obra de Monteiro Lobato, ele aborda a poluição do Reino das Águas Claras e o impacto disso na vida e na saúde de Dona Benta, Coronel Teodorico, Visconde de Sabugosa, Emília e Cuca, causadores do próprio mal a partir de pequenas ações como jogar lixo no rio.

“Para salvar o meio ambiente a gente tem que cuidar dos animais, da terra, das plantas e não poluir o rio”, disse o estudante João Victor Silva Santos, de 9 anos, ao ser questionado sobre o grito entoado na caminhada.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Leonardo Godoy falou da importância de envolver crianças e adolescentes em ações como a desta quarta. “Eles são as figuras mais importantes porque têm o poder de provocar mudanças desde pequenos e passar isso aos filhos, netos, bisnetos. Além disso, já estão crescendo fazendo a separação do lixo e conscientes que o meio ambiente é fundamental para a vida humana”, disse.

Além da caminhada e da peça de teatro, o evento ainda contou com a distribuição de mudas de citronela, planta com poder de repelir insetos, entre eles o transmissor da dengue.

Apoios

A Caminhada Ecológica teve o apoio da Guarda Mirim, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), Cooperativa de Reciclagem de Arujá (CORA), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Arujá e Região (AEAAR) e patrocínio da empresa Meiwa Embalagens.

Palestras


Também em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, diversas palestras sobre coleta seletiva, proteção de nascentes e queimadas urbanas foram realizadas em escolas municipais desde segunda-feira.​
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação
(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com

Veja também