Prefeitura de Arujá
Prefeito participa de evento do Condemat
20-06-2017
O prefeito de Arujá, José Luiz Monteiro, participou nesta terça-feira (20/06) do 1º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê, em Mogi das Cruzes. O evento foi organizado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), por meio da Câmara Técnica de Gestão Ambiental.

“Foi uma discussão extremamente importante sobre um debate que é mundial. Durante o Fórum foram abordadas diversas propostas viáveis e obviamente que caminhar em direção à reciclagem foi o ponto de consenso”, avaliou o prefeito.

O objetivo principal agora é identificar novas soluções e tecnologias de destinação do lixo, excluídas as hipóteses de aterro e usina de incineração. Para isso, um documento de cooperação técnica visando um Plano Regional de Gestão de Resíduos foi assinado entre os prefeitos do Alto Tietê e o secretário de Estado do Meio Ambiente em exercício, Antônio Velloso Carneiro.

“O Condemat é uma referência no Estado e inspira a Secretaria a chamar os prefeitos e mostrar o exemplo de um consórcio que funciona e no qual os municípios já entenderam a problemática da gestão individualizada dos resíduos e estão muitos passos à frente na busca de uma solução regionalizada. Com esse protocolo de intenções que assinamos hoje, vamos trabalhar para encontrar soluções ainda mais eficientes”, ressaltou o secretário Velloso.

Coleta seletiva, logística reversa de produtos à base de espuma e lâmpadas, por exemplo, e soluções para resíduos de construção civil também dominaram as discussões por meio de painéis temáticos.

Além do prefeito, o secretário adjunto de Meio Ambiente de Arujá, Leonardo Godoy, sua equipe, e o diretor-geral da Prefeitura, Joncy Silva, participaram do Fórum. 

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação
(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com

Veja também