Prefeitura de Arujá
Alunos atuam em projeto de educação ambiental
23-06-2017
Alunos e funcionários da Escola Municipal Maria de Lourdes Ferreira, além de moradores do Vila Arujá, participaram nesta semana de uma caminhada ecológica que passou pelas principais ruas do bairro, em celebração ao Dia da Reciclagem (20 de junho).

Durante o evento, os estudantes carregavam cartazes com mensagens que ressaltavam a importância da preservação dos recursos naturais.

Arte e educação ambiental

Nas últimas semanas, alunos do jardim e da pré-escola da mesma unidade, sob a supervisão da professora Adélia Maria Silva e da estagiária Flávia Munhoz Ariza, confeccionaram diversos brinquedos mediante o reaproveitamento de materiais que seriam descartados. O trabalho está sendo feito por todas as salas da unidade.

Com a atividade, as crianças aprendem que tudo o que é produzido e utilizado em casas, escolas, indústrias, hospitais, comércios, na agricultura ou em qualquer outro lugar pode ser transformado em matéria-prima para a fabricação de novos produtos, após o descarte correto.

O estudo contemplou, ainda, os quatro “R” da sustentabilidade – reutilizar, reciclar, reduzir e repensar – e uma reflexão sobre o aumento diário da quantidade de resíduos produzidos no Brasil e no mundo, o tempo de decomposição de alguns materiais e os danos que a destinação inadequada dos dejetos causam ao meio ambiente.

De acordo com a diretora Sandra da Silva dos Santos, a proposta tem o intuito de colocar em prática ensinamentos transmitidos em sala de aula e reforçar a importância da destinação correta dos resíduos e da reutilização de materiais.

“Após os estudos teóricos, os educandos são desafiados a encontrar novas finalidades para alguns materiais que iriam para o lixo, usando a criatividade e despertando a consciência ambiental”, disse.

Os trabalhos foram finalizados com um passeio na Praça da Juventude “Dênis Cordeiro dos Santos”, que fica no Bairro do Mirante, em Arujá, onde as crianças puderam socializar os brinquedos confeccionados por eles com os colegas e aproveitar o espaço para diversas brincadeiras.

Premiação

A EM Dona Maria de Lurdes foi premiada nos últimos dois anos com as atividades relacionadas ao Meio Ambiente e ganhou também o selo Escola Ecológica, conferido pela Secretaria Municipal de Educação. Estes trabalhos trouxeram para a Unidade Escolar diversos valores, consolidando a sua preocupação com a proteção ambiental.​

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação
(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com

Veja também