Prefeitura de Arujá
Encontro na APAE discute autismo
30-06-2017
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arujá, em parceria com o Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, realizou o 3º encontro anual direcionado aos responsáveis e familiares das crianças autistas.

O evento aconteceu nos períodos da manhã e da tarde, na sede da instituição, quando foi abordado o tema “Intervenções Pedagógicas, Rotina e Orientação”, sob orientação das palestrantes: Luana Almeida Bezerra – Coordenadora Especialista em D.I e Autismo Rita de Cássia Varjão- Professora Especialista em Autismo, Marisa Benedita Batista Lourenço – Professora Especialista em D.I e Autismo, Flávia Vieira – Psicóloga, e Rosangela da Silva – Psicóloga.

Os pais dos alunos da rede regular de ensino e de atendidos pela APAE participaram de uma roda de conversa com a equipe educacional da instituição, que explicaram o que é o transtorno, bem como as rotinas e intervenções pedagógicas necessárias para facilitar a inserção social das crianças.

O TEA abrange variados tipos de síndromes que afetam aspectos psicossociais de crianças e adultos. Os sintomas mais comuns são percebidos durante o desenvolvimento da criança, e geralmente começam a se manifestar nos primeiros anos de vida.

Entre eles, a ausência ou dificuldade em verbalizar e se comunicar diretamente com adultos e outras crianças, falta de contato visual direto com outras pessoas e atitude dispersa em relação a chamados ou outro tipo de comunicação, tendência ao isolamento e à falta de afeto ou repulsa a certos tipos de contato físico (beijo, abraço).
​​
A APAE de Arujá fica à Av. João Manoel, 840, no Centro. O telefone para contato é: (11) 4655-3438.​

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação
(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com

Veja também