Prefeitura de Arujá
Assistência tem pré-conferência municipal
05-07-2017
Eixos, tema e prioridades da área de Assistência Social foram abordados nesta quarta-feira (05/07), em reunião preparatória para a 11ª Conferência Municipal com representantes da sociedade civil. Durante todo o mês de junho o assunto foi discutido com usuários e, em 6/6, com profissionais do serviço assistencial.

Segundo explicaram Eliana Elias e Maria Cristina da Silva, da comissão organizadora da Conferência Municipal, as chamadas pré-conferências, como a desta quarta, servem para filtrar assuntos, ampliar as discussões e construir propostas melhores. Na prática, significa dividir o evento programado para os próximos dias 18 e 19 e submeter críticas, elogios e sugestões à plenária, durante o evento.

“Passamos um mês inteiro conversando com grupos de usuários para esclarecer, motivar a participação e promover o empoderamento destas pessoas sobre seus direitos”, afirmou Maria Cristina. “Além disso, os debates são extremamente importantes por conta do Plano Municipal dos próximos dez anos”, disse Eliana. Nesta quinta haverá uma nova reunião, desta vez com usuários do Centro de Convivência do Idoso.

Neste ano, a Conferência Municipal de Assistência Social está baseada em quatro eixos temáticos: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferências de renda como garantia de direitos socioassistenciais; e A legislação como instrumento para uma gestão de compromisso e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Conforme explica a secretária-adjunta de Assistência Social, Marina Bernardo da Costa Antônio, “a presença da população arujaense na Conferência é fundamental para a criação das políticas públicas. Este é um momento que todos têm voz e poder de decisão sobre os rumos da Assistência Social na cidade”, diz.

Serviço

A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social será aberta na Câmara Municipal, às 9 horas, no dia 18/7. Na data seguinte (19) acontecerão os debates e o encerramento, na Associação Cultural de Arujá - Kaikan, das 8 às 15 horas.

Outras informações podem ser obtidas no telefone 4655 0436.​
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com

Veja também