Prefeitura de Arujá
Escola tem programa de alimentação saudável
17-07-2017
O projeto institucional “Alimentação Saudável” da Secretaria de Educação de Arujá está sendo desenvolvido com sucesso na Escola Municipal Dona Rosalina de Almeida Mendes, no Bairro do Portão. Por meio da iniciativa, profissionais que atuam nas escolas recebem orientação e se tornam agentes multiplicadores de hábitos alimentares saudáveis.

No final do primeiro semestre os educadores criaram a Oficina Culinária, provocando o contato direto dos alunos com os alimentos e consequentemente melhoria no aprendizado, no interesse e na interação deles com o projeto.

Por meio de uma parceria com a central de Abastecimento Escolar e o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), a unidade escolar realizou outras ações que apresentaram receitas simples e práticas que privilegiam a utilização de produtos que fazem bem à saúde.

De acordo com a diretora Gláucia Regina Franco de Abreu, a oficina favorece o processo de ensino e aprendizagem de forma saudável e criativa: “Com esta iniciativa, ajudamos a desenvolver valores importantes como a autoestima, a socialização e os cuidados com a saúde e a higiene”, afirma.

 “Além de conhecer bem os alimentos e suas propriedades, os alunos precisam sentir prazer em se alimentar bem, tornando esta relação de consumo harmoniosa e sadia”, afirma a nutricionista responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município, Gláucia D’Incao Rodrigues Teixeira.

Ainda de acordo com ela “é preciso que os alunos aprendam a gostar de frutas, verduras, legumes e outros alimentos espontaneamente, sem que haja pressão e chantagem por parte dos adultos”, diz.

A escola atende 163 alunos da educação básica e infantil nos períodos da manhã e da tarde e os trabalhos desenvolvidos pela sua equipe têm favorecido o envolvimento da comunidade em todos os aspectos. “Com nossas parcerias, acabamos envolvendo todo mundo, refletindo num melhor aprendizado para nossas crianças”, diz a diretora.​

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com

Veja também