Prefeitura de Arujá
Assistência: Conferência segue nesta quatra
18-07-2017
A 11ª Conferência Municipal de Assistência Social continua nesta quarta-feira (19/07) com a palestra “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, as discussões em grupo, sugestões e aprovação de propostas de políticas públicas e a eleição de delegados para a etapa regional. A abertura foi nesta terça, na Câmara de vereadores.

O segundo dia de atividades será na Associação Cultural de Arujá (Kaikan), na Avenida Adília Barbosa Neves, 887, no Jordanópolis, a partir das 8 horas, com o credenciamento.

Conforme a programação preparada pelo Conselho e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a palestra ministrada pela mestra em ciências sociais Wilma Regina Enéas Justo será às 9h30. Será uma apresentação geral sobre o SUAS para que o debate, a discussão em grupo e a aprovação de propostas que acontecerão ao longo do dia tenham mais qualidade e eficiência.

Na prática, as conferências são mecanismos de debate entre gestores, população e sociedade civil que servem de referência para criação, sugestão e aperfeiçoamento de políticas públicas de assistência social. Neste ano, o evento é norteado por quatro eixos temáticos e todas as sugestões serão defendidas na etapa regional e nacional pelos delegados que serão eleitos pelos próprios participantes.

Abertura

Nesta terça, além da abertura, foram realizadas a leitura e a aprovação do regimento interno da 11ª Conferência Municipal. A cerimônia atraiu dezenas de pessoas e contou com a presença do prefeito José Luiz Monteiro, do presidente da Câmara, Abel Franco Larini, da secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto, e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cleide Rocha, além de uma apresentação da Elite Cívica da Juventude de Arujá (Guarda Mirim).

Durante sua fala, o prefeito criticou o uso oportunista do contexto social no ambiente político e a perda de direitos que tem ocorrido no País nos últimos meses. “É uma honra participar de um evento onde a palavra social é respeitada porque na área pública ela é algo muito importante e temos de dizer todos os dias ‘nenhum direito a menos’. Temos uma obrigação social, motivo pelo qual reconheço o trabalho de vocês que atuam na assistência diária”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, as conquistas obtidas pelas equipes são motivo de orgulho. “Somos uma equipe e trabalhamos para o bem dessa população. Aquilo que nos é reivindicado nós tentamos fazer, mesmo com as dificuldades. É uma luta diuturna e desejo que este trabalho continue com a mesma garra e eficácia que vemos hoje”, concluiu.

A secretária de Assistência Social lembrou que desde maio os eixos temáticos têm sido discutidos por meio de pré-conferências e agradeceu ao empenho das equipes envolvidas.

“É um dia de grande importância para nós que estamos há tantos anos lutando na assistência social e buscando a garantia de direitos. É um momento de reflexão profunda do nosso trabalho. Ausentei-me propositalmente das pré-conferências para também ser avaliada, como gestora. Por isso agradeço a todos que encontraram tempo entre suas tarefas para se dedicar a um evento de tão grande porte”, afirmou.

Representatividade

Entidades como Conselho Tutelar, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal do Idoso, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação de Moradores do Barreto, ONG Avança Brasil com Mulher e Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) mandaram representantes à abertura desta terça.


11ª Conferência Municipal de Assistência Social

 

Programação 19/07



8h – Recepção e credenciamento

8h30 – Apresentação do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente

9h - Leitura do regimento interno

9h30 – Palestra “Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS” – Professora Wilma Regina Enéas Justo

10h30 – Debate

11h – Apresentação de propostas das pré-conferências

11h20 – Discussão em grupos

12h - Intervalo

13h – Aprovação das propostas

14 – Apresentação e aprovação de moções

15h – Eleição dos delegados para a Conferência Regional

16h - Encerramento

Local - Associação Cultural Kaikan

(Avenida Adília Barbosa Neves, 887, Jordanópolis)

 



__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com


 
Veja também