Prefeitura de Arujá
Projeto incentiva crianças a lerem
15-08-2017
Um projeto de incentivo à leitura tem ajudado a transformar os hábitos de alunos do 1º ano “A” da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEIA) XI, no Jordanópolis. Criado pela professora Ivani Alves da Fonseca, a iniciativa estimula também o reconto e a reescrita de histórias infantis.

De acordo com a proposta, os estudantes mergulham no mundo mágico da literatura lendo, relendo e vivenciando diversas histórias e trazendo-as para o mundo real.

“Além de incentivar o processo de aprendizagem, a prática acaba envolvendo as famílias das crianças, fortalecendo os vínculos afetivos”, afirma a professora. “Com isso, os alunos se desenvolvem em todos os aspectos, melhorando a autoconfiança, o entendimento e a interpretação do mundo”, diz.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Márcio Oliveira, parabenizou a iniciativa. “É por meio de atitudes como esta que acreditamos que a educação é transformadora e que tudo pode ser mudado para melhor diante da boa vontade. Meus sinceros cumprimentos a toda equipe escolar por este importante projeto”, disse.

A leitura no Brasil

A importância do projeto também é evidenciada pelos dados estatísticos envolvendo a leitura no Brasil. Isso porque dos quatro livros que o brasileiro lê por ano, dois não são finalizados, revela a pesquisa do Instituto Pró-Livro, Retratos da Leitura no Brasil, que teve a terceira edição divulgada em 2012.

O levantamento é o mais abrangente estudo sobre o comportamento do brasileiro em relação à leitura e mostra ainda que apenas 88,2 milhões de pessoas são consideradas leitoras, um número que, atualmente, representa menos da metade da população brasileira.​
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com

Veja também