Prefeitura de Arujá
Ação contém invasão em área ambiental
29-08-2017
Equipes das Prefeituras de Arujá e Santa Isabel, Guarda Municipal, Polícia Militar Ambiental e da Fundação Florestal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, contiveram uma invasão e o parcelamento de solo em área arujaense localizada em território isabelense, nesta terça-feira (29/08).

A operação levou toda a manhã. No local, as equipes se depararam com áreas desmatadas, parceladas e delimitadas com cercas e sinais de incêndio proposital.  O representante de um homem que se diz dono da área adquirida em 2010 pela Prefeitura para compensações ambientais do programa de regularização fundiária foi multado pela Polícia Militar Ambiental pelo fato de o local estar em Área de Proteção Ambiental (APA) Federal. Segundo os policiais, o valor da autuação será gerado pelos órgãos da União responsáveis pela APA.

Esta não é a primeira vez que a Prefeitura impede tentativas de invasões no local. O município tem, inclusive, uma decisão favorável da Justiça para proceder com as reintegrações de posse necessárias.

Ação

Com equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, Serviços, Assuntos Jurídicos e Obras e caminhões e tratores da administração municipal, a ação consistiu na derrubada de cercas, barracos e postes de energia implantados ilegalmente no local.

“Fazemos o monitoramento constante com o apoio da Guarda Municipal, mas a área é muito grande e os invasores são ousados e rápidos. Já derrubamos casas outras vezes, fechamos as entradas, mas eles acabam voltando. Vamos apelar ao Estado e à União para que nos ajudem a cuidar desta área”, afirmou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Leonardo Godoy.

“O que podem ter certeza é que os direitos da Prefeitura e o respeito ao meio ambiente serão sempre garantidos e iremos impedir a invasão desta área quantas vezes forem necessárias. Estamos inclusive estudando a contratação de uma empresa de vigilância 24 horas para a manutenção do patrimônio”, concluiu.

A área


Localizada dentro do Parque Estadual Itaberaba, no território de Santa Isabel, a área foi adquirida por Arujá em 7 de maio de 2010, por R$ 4,96 milhões, para compensar ambientalmente a regularização fundiária de diversos bairros. Entre eles está o Parque Rodrigo Barreto, que tem mais de 5 mil lotes e demandou 11 alqueires de área para compensação.

Ao todo, o terreno de propriedade de Arujá tem mais de 10 milhões de metros quadrados.

O Parque

Criado em 2010, o Parque Estadual Itaberaba é um importante corredor ecológico entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira. Possui mais de 15 mil hectares e esta localizado nos municípios de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mairiporã.

O Parque preserva importantes remanescentes da Mata Atlântica e várias espécies de animais ameaçados de extinção, além de proteger nascentes de importantes bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira.​
__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com


 
Veja também