Prefeitura de Arujá
Escolas desenvolvem hortas orgânicas
29-09-2017
Alunos e professores de diversas escolas municipais estão cultivando a própria horta orgânica. Um exemplo dessa iniciativa é a EM Abílio Pinheiro André, no Jacarandás, que iniciou o projeto no final do ano passado e já colheu muitos frutos, legumes e verduras como abóbora, brócolis, repolho, berinjela, alface, couve, rúcula e cheiro verde, entre outros.

Os alimentos têm ajudado a incrementar a merenda escolar e despertar nos alunos e na comunidade o senso de responsabilidade ambiental e a capacidade de aproveitar pequenos espaços para o cultivo de produtos totalmente livres de agrotóxicos.

Na última colheita, a horta rendeu tanto que o excedente acabou sendo distribuído para as famílias dos alunos consumirem em casa. Aliás, os pais, aliados à equipe escolar, têm acompanhado e ajudado voluntariamente em cada etapa da proposta.

Para a gestora Adriana Shitsuka Ponciano, com a criação da horta as crianças e os familiares têm sido incentivados a não só a consumir como também a cultivar alimentos sem agrotóxicos, revertendo em mais saúde para todos.

“É muito gratificante ver a alegria no rostinho deles ao plantar, cuidar e colher. Isto ajuda no amadurecimento e a fixar boa parte do que é ensinado teoricamente na sala de aula”, disse.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Márcio Oliveira, visitou a unidade esta semana e ficou entusiasmado. “Parabéns à diretora Adriana, aos alunos e a comunidade. Atitudes como esta comprovam que a educação é transformadora e, feita com amor, pode melhorar, e muito, o lugar em que vivemos”, afirmou.

Milton Barbosa

A EM Milton Barbosa, no Bairro Pedreira, também está criando sua horta orgânica. O projeto envolve em torno de 50 alunos nos períodos da manhã e da tarde. Segundo a diretora Adriana, também responsável pela unidade, desde que a iniciativa foi colocada em prática a mudança nos hábitos dos estudantes foi perceptível.

  “Eles estão tomando consciência sobre a importância da preservação ambiental e da alimentação saudável, disseminando este hábito junto aos familiares. Além disso, estamos aproveitando um espaço que até então estava ocioso”, diz.

Além de consumir hortaliças, os alunos aprendem sobre o uso de plantas medicinais para a cura de algumas enfermidades e sobre o reaproveitamento de materiais e recipientes para proteger as mudas, bem como galhos de árvores, folhas e cascas de alimentos para o enriquecimento do solo.

Revitalização

Ainda na escola Abílio Pinheiro, a comunidade se uniu para promover a revitalização do muro, que foi decorado com diversos desenhos infantis, ajudando a tornar o ambiente mais agradável e aconchegante para os alunos.

Neste sábado (30/09), a partir das 14 horas, a escola vai promover a Festa da Primavera. O evento será aberto ao público e contará com diversas atrações, como comidas típicas, brincadeiras e apresentações das crianças.​

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

(11) 4652 7719
comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

Veja também