Prefeitura de Arujá
Prefeitura inicia revitalização em semáforos
29-09-2017
A Prefeitura de Arujá está trocando cabeamento, lâmpadas e componentes com defeito, botões quebrados e peças estragadas em todos os semáforos da cidade. A revitalização, que não é feita desde 2012, começou nesta semana e prossegue pelos próximos dias. O investimento da Secretaria de Serviços é de R$ 89 mil.

O contrato assinado com a empresa responsável pela manutenção vale por dois meses e contempla um ano de garantia dos serviços realizados.

Os trabalhos da primeira semana foram concentrados em três pontos prioritários apontados pelo Departamento de Trânsito: Avenida Pinerolo, Pró-Polo e Avenida dos Expedicionários com as ruas Raposo Tavares e Melvin Jones.

Na Pinerolo, a principal mudança é na acessibilidade. O semáforo da Avenida agora conta com aviso sonoro para deficientes visuais além do apito. Por comando de voz, eles serão avisados do momento certo para iniciar a travessia e quanto tempo resta para o fechamento do sinal. Além disso, um botão novo foi implantado entre as faixas de rolamento da via, aumentando a segurança dos pedestres.

“É uma falha que estamos corrigindo. A botoeira entre as duas faixas é fundamental para idosos, deficientes e outras pessoas que têm mobilidade comprometida. Agora ninguém mais precisa apressar o passo porque pode acionar o botão em uma extremidade, atravessar uma faixa, apertar novamente o equipamento e concluir a travessia sem correr risco”, explica o secretário de Serviços, Leandro Larini, que vistoriou o trabalho de manutenção na manhã desta sexta-feira (29/09).

Os semáforos do Pró-Polo da Avenida João Manoel foram revitalizados na quinta. O local era uma prioridade pelo número de pessoas que utiliza o ponto de parada de ônibus e circula entre a rodoviária e demais vias do Centro.

Já os sinais da Avenida dos Expedicionários e das ruas Raposo Tavares e Melvin Jones foram consertados nesta sexta. O lugar era uma das maiores preocupações pelo fato de absorver o fluxo de estudantes da Escola Estadual Renê de Oliveira Barbosa, os pacientes do Centro de Saúde (CS) II e do Hospital Maternidade Ipiranga, além do movimento sentido Santa Isabel e centro de Arujá.

Antissurto

Também faz parte da revitalização a instalação de sistema antissurto, importante para evitar panes causadas normalmente após quedas de raio e que deixam os semáforos com a luz amarela piscante.

“Estamos dando solução para muitos problemas como este, que ocorre com mais frequência na época de chuva. Tínhamos consciência que nossos semáforos precisavam dessa manutenção para a segurança tanto de pedestres quanto de motoristas”, afirma o secretário adjunto de Serviços e diretor de Trânsito, Lairton Esteves.

__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

comunicacao.aruja@gmail.com
Facebook | Twitter

Veja também