Prefeitura de Arujá
Palestra abordou gravidez na adolescência
20-10-2017
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Rodrigo Barreto recebeu nesta sexta-feira (20/10) uma palestra sobre gravidez na adolescência, ministrada pela psicóloga Rosana Aparecida Santos Crisafulli. Destinada às adolescentes do bairro, a atividade teve como objetivo proporcionar sensibilização e conscientização quanto à gravidez precoce, suas consequências e responsabilidades.

O evento faz parte da programação preparada pela Secretaria Municipal de Saúde para o Outubro Rosa, movimento voltado à prevenção e cuidado da saúde da mulher. Agentes comunitários de saúde e adolescentes atendidas na unidade assistiram à palestra, que ocorreu no período da manhã.

Para a palestrante, a gravidez na adolescência é um reflexo social que se manifesta a partir da vulnerabilidade, falta de informação e orientação, além de outros fatores relacionados à puberdade, curiosidade e paixões amorosas.

Assuntos como o aborto, abandono por parte do pai da criança, frustração, medo, vergonha, entre outros complexos psicológicos e sociais foram abordados por Rosana. Segundo a profissional, a gravidez inesperada é uma situação difícil para uma adolescente que, ao não se sentir preparada psicológica e financeiramente para ter o bebê, sofre com a realidade de enfrentar a opinião da família e das pessoas com as quais convive e conhece.

"Nessas horas a responsabilidade pesa só sobre as garotas, os julgamentos de que elas não se cuidaram, não se preservaram", disse. "É preciso acolher essa adolescente, apoiar e orientar", complementou. Além disso, a psicóloga frisou que gravidez não é doença e sim um bem natural. "Gerar vida é um ato de amor".

A programação do Outubro Rosa segue com palestras, mutirão de Papanicolau e mamografia e testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis nas UBSs do município. Confira na tabela abaixo:

Local

Evento

Data

Horário

CSII

Palestra

18/10/17

10h

UBS Barreto

Palestra (orientações sobre câncer de mama, colo do útero, DSTs e planejamento familiar)

6,16, 23

e 20

8h

UBS Jd. Emília

Palestra

21

8h

EM Recanto Primavera

Palestra

20

11h

UBS Jd.

Palestra

23


UBS Jd. Fazenda Rincão

Coleta de papanicolau e solicitação

de mamografia

10,17,19,24 e 31/10

Das 9 às 11h30

UBS Jd. Fazenda Rincão

Palestra (DST, prevenção de câncer

de mama e colo do útero e

importância do autocuidado

6, 11, 18, 20, 25 e 27

10h

UBS Mirante

Palestra

19 e 25

Às 9 e 14 horas

UBS Mirante

Vídeo sobre saúde da mulher

e prevenção de câncer

Até dia 31


UBS Nova Arujá

Palestra

16, 19 e 23/10

8 horas

UBS Jd. Real

Palestra

10, 17, 24

e 28

9 horas

Câmara

Palestra

26

14 horas



__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

comunicacao.aruja@gmail.com

Veja também