Prefeitura de Arujá
Escola recebe palestra sobre DSTs e gravidez
16-11-2017
As consequências da gravidez na adolescência, os métodos contraceptivos e os sintomas, a transmissão e os riscos das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) foram os temas abordados em palestras que a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde do Parque Rodrigo Barreto ministrou na Escola Estadual Edir Paulino Albuquerque.

A iniciativa tem o objetivo de integrar as ações de orientação à unidade escolar por meio do Programa de Saúde na Escola (PSE), vinculado ao Ministério da Saúde. Com a equipe da ESF, composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde, a palestra leva informações a fim de combater os problemas que afetam a saúde do adolescente.

“Ressalto que os agentes comunitários desempenham um papel fundamental no mapeamento das áreas de abrangência, bem como nos levantamentos dos problemas de cada área”, afirma a responsável pelo Departamento de Saúde, Tatiane Queiroz dos Santos.

De acordo com o médico Nivaldo Donizeti, a incidência de gravidez na adolescência, no Brasil, tem aumentado muito, segundo dados estatísticos, sem contar o crescimento do número de DSTs por conta do início da atividade sexual precoce e desprotegida.

“As palestras aconteceram nos dias 07 e 14. O intuito é a conscientização do impacto que uma gravidez na adolescência pode causar. O que queremos é que eles valorizem a própria vida”, afirma.

Na terça-feira (14/11), as palestras foram ministradas no período da manhã pelo médico, enfermeiro e os agentes comunitários da Saúde. Eles transmitiram informações sobre HPV, Hepatites B e C, Sífilis e HIV/Aids; apresentaram métodos contraceptivos; destacaram a importância do uso do preservativo; fizeram uma demonstração sobre a forma correta de introdução das camisinhas feminina e masculina e apontaram os transtornos econômicos, emocionais e físicos da gravidez na adolescência.

“Pílula protege da gravidez, mas não das DSTs. Então, valorizem a saúde e a vida  porque os casos de doença e gestação na idade de vocês têm crescido muito”, afirmou Donizeti.

Palestras também ocorrem periodicamente nas UBSs da cidade, abordando vários temas pertinentes à promoção e à prevenção da saúde.​


__

Prefeitura de Arujá
Diretoria de Comunicação

comunicacao.aruja@gmail.com


Veja também