Febre amarela: Dia D é neste sábado
24-11-2017
Este sábado (25/11) é o Dia D da vacinação contra a febre amarela em Arujá. Das 8 às 17 horas, equipes da Secretaria Municipal de Saúde imunizam a população contra a doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Parque Rodrigo Barreto, Mirante, Jardim Emília, Centro de Saúde (CS) II, Jardim Real, Nova Arujá e Jardim Fazenda Rincão. A medida é uma ação cautelar promovida pela Secretaria de Estado da Saúde.
A vacina é para toda a população arujaense com idade mínima de nove meses de idade, exceto para os grupos contraindicados: gestantes, pessoas com imunodeficiência ou alérgicas a ovo de galinha, gelatina e ao antibiótico eritromicina (substâncias que compõem a vacina). Pessoas que já foram imunizadas em qualquer fase da vida também não precisam tomar nova dose.
É importante que os arujaenses se dirijam aos postos de saúde com as carteiras de vacinação em mãos. Isso evita a aplicação de dose desnecessária e ajuda o próprio cidadão a manter o controle do calendário de vacina.
Moradores das áreas rurais receberão a dose em casa, por meio de um posto volante.
Arujá não tem casos confirmados ou suspeitos de febre amarela.
Continua
Na cidade, a vacinação seguirá disponível para toda a população nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, mesmo após o Dia D.
A imunização é contraindicada às gestantes em virtude da chance de infecção da criança. Também não deve ser aplicada em pessoas infectadas por HIV/Aids; com neoplasias em geral, incluindo leucemias e linfomas; que usem medicações ou tratem imunossupressores (corticóides, metotrexate, quimioterapia e radioterapia); com disfunção do timo (retirada cirúrgica ou doenças como miastenia gravis, síndrome de DiGeorge ou timoma).
Febre amarela
Doença infecciosa aguda causada por picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela, a febre não é contagiosa, não pode ser transmitida de pessoa para pessoa e nem de macaco para seres humanos.
Nos seres humanos ela causa ou pode causar infecção aguda, urina escura, dor abdominal com vômito, olhos avermelhados e pele amarelada, sangramento, insuficiência hepática e renal, com risco de levar à morte em aproximadamente uma semana em cerca de 50% dos casos mais graves.
O macaco é outra vítima da doença. Caso algum seja encontrado morto na cidade, a orientação é que a população ligue no telefone 153, da Guarda Municipal, que comunicará imediatamente a Vigilância em Saúde para as devidas providências.
Confira os endereços das UBS’s de Arujá:
UBS
|
Endereço
|
Telefone
|
Mirante
|
Estrada do Kondô, 712
|
4655-4911
|
Nova Arujá
|
Av. São Lucas, 310
|
4655-2068
|
Barreto
|
Rua Pedro Severino Martins, 231
|
4655-4010
|
Jd. Emília
|
Rua Oscar Schiavon, 390
|
4652-6900
|
CSII
|
Av. dos Expedicionários, 1.255,
Centro
|
4653-3500
|
Jd. Fazenda Rincão
|
Avenida Benedito Manoel, 1.300
|
4654 1410
|
Jd. Real
|
Rua São Paulo, 675
|
4651-3147
|
Veja também