Prefeitura de Arujá
Prefeito pleiteia alça para ligar Dutra a SP-88
18-01-2018
O prefeito José Luiz Monteiro foi a Brasília na quarta-feira (17/01) para solicitar ao ministro Maurício Quintela, dos Transportes, a elaboração de projetos executivos de construção de uma alça de acesso do sentido São Paulo da Via Dutra com a Mogi-Dutra (SP-88) e de uma pista marginal e transposição da rodovia federal ligando à Avenida Behr do Brasil. Os dois pedidos foram acatados.

O prefeito de Arujá foi à capital federal acompanhado dos deputados Marcio Alvino (federal) e André do Prado (estadual), além do secretário municipal de Serviços, Leandro Larini, e o adjunto de Obras, Flávio de Senço.

Além do ministro, o grupo foi recebido pelos diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Sérgio Lobo e Mário Rodrigues. Nos dois encontros houve a apresentação de esboço de projeto comprovando a necessidade e a importância das obras.

A alça acabaria com a necessidade de quem trafega pela Mogi-Dutra ter de acessar a Avenida dos Expedicionários e a Rua Duque Caxias para seguir pela rodovia federal na direção de São Paulo, afetando o trânsito local, causa de desconforto a motoristas e pedestres, e danificando a malha viária municipal.

O novo acesso tornou-se ainda mais indispensável após do anúncio de início da duplicação da Mogi-Dutra entre Arujá e o acesso à Ayrton Senna, em Mogi das Cruzes, o que vai aumentar consideravelmente o movimento de veículos e intensificar o afunilamento do trânsito na região central da cidade.

O objetivo é que os motoristas que estiverem SP-88 para irem a São Paulo ou na Via Dutra em direção a Mogi das Cruzes utilizem exclusivamente a alça para seguirem seus trajetos. Atualmente, nos dois casos é necessário passar por dentro de Arujá.

Já a pista marginal a ser construída no sentido Rio de Janeiro da Dutra é fundamental para tirar do trânsito local o fluxo de Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes que vai para Santa Isabel.

“São obras essenciais para Arujá ter resolvidos dois de seus maiores problemas de mobilidade urbana. A reunião foi muito produtiva. Apresentamos esboços dos projetos primeiro aos técnicos da ANTT, depois ao ministro. Eles providenciarão os projetos executivos e nós vamos fazer a gestão política para as obras serem efetivadas, contando com a ação dos deputados”, afirmou o prefeito José Luiz Monteiro.

André do Prado destacou que “a obra agora é fundamental”: “A indústria do Alto Tietê tem se tornado cada vez mais forte e as obras devem melhorar a logística e o escoamento dos produtos, sem falar na comodidade maior para todos os moradores da região”.

“Junto com a Frente Parlamentar Mista de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana, da qual sou presidente, trabalharemos para conseguir estas importantes obras, pois sei que melhorará a mobilidade urbana, bem como a segurança viária em Arujá”, disse Alvino, na oportunidade.
__

Prefeitura de Arujá

Diretoria de Comunicação
comunicacao.aruja@gmail.com

Veja também