Prefeitura de Arujá
Saúde esclarece: vacina vale para toda a vida
22-01-2018
A vacina contra a febre amarela na dose plena tem validade para toda a vida e não precisa ser renovada. O esclarecimento é da Secretaria Municipal de Saúde de Arujá e baseia-se em recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Até 2014 a OMS orientava a aplicação da dose a cada dez anos. No entanto, mudou de posição após estudos comprovarem que uma única dose é suficiente para proteger o ser humano da doença. No Brasil, a nova recomendação foi adotada no início deste ano.

Conforme esclarece a diretora de Vigilância em Saúde de Arujá, Patrícia Elias do Prado, a população pode ficar despreocupada sobre a validade que aparece nos carimbos que constam na carteirinha de vacina.

“Para a certificação internacional, é necessário que algumas informações como data de aplicação, número e data de validade do lote da vacina e o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) da unidade constem no cartão de vacinação. Salientamos, portanto, que a validade que aparece nos carimbos é a do lote da vacina e não da efetividade da mesma”, explica.

__
Prefeitura de Arujá

Diretoria de Comunicação
comunicacao.aruja@gmail.com


 
Veja também