Prefeitura de Arujá
Educadores recebem capacitação do PNAIC
22-03-2018
Educadores da rede municipal de ensino de Arujá retomaram os encontros de capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2018, na quarta-feira (21/03). Ao todo, 352 professores, coordenadores, diretores e inspetores de alunos e auxiliares de desenvolvimento infantil estão envolvidos na atividade.

As aulas aconteceram nos períodos da manhã e da tarde no Casarão das Artes (Centro) e no período noturno na Escola Municipal Hermínia Araki (Parque Rodrigo Barreto). Os encontros são realizados também aos sábados.

De acordo com a professora Iara Teresa, coordenadora do PNAIC na cidade, é a primeira vez que o município atinge este número de participantes, já que a inscrição é voluntária. Parte do estudo é direcionada à linguagem e à alfabetização matemática, com acompanhamento feito pelo coordenador pedagógico de cada unidade escolar.

“Os frutos desta formação serão colhidos na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a médio e longo prazos”, disse.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa corresponde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças de até oito anos, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Em Arujá a inscrição é feita pelo Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação. 

Veja também