Prefeitura de Arujá
Alfabetização do CCI faz 6 meses
04-04-2018
Nascida há seis meses em uma parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a alfabetização dos idosos do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCI) avança em satisfação e colhe resultados gratificantes. Com 38 alunos assíduos, as aulas viraram sinônimo de bem estar e empoderamento.

“Essa é uma coisa importante. Estou com 72 anos e não estudei mais desde que peguei o diploma da quarta série, em 1957. É como falo ao pessoal (do CCI): esse projeto tem sido tão bom que a memória da gente vai buscar coisas que tínhamos esquecido, ajuda a gente a usar a palavra certa e escrever corretamente. Eu não lembrava mais o que era substantivo, antônimo, ia muito mal nos ditados e desde que comecei nas aulas estou sentindo uma diferença muito grande”, disse a dona Maria Luiza Silva, no intervalo desta terça-feira.

A aula inaugural do projeto ocorreu em 8 de agosto de 2017. Conforme explica a secretária adjunta da Assistência Social, Lucia Ribeiro, ele nasceu a partir da análise da lista de presença das oficinas do CCI em que faltavam assinaturas porque os idosos não sabiam ler e escrever.

“É um trabalho muito gratificante Não importa se é um dia de sol de rachar ou se está caindo um temporal na cidade, pois eles fazem questão de vir para a aula. É porque este projeto os empodera, faz o cérebro trabalhar e automaticamente traz uma sensação de bem estar muito importante”, afirma.

Atualmente as aulas acontecem nas tardes de terça, quarta e quinta-feira, a partir das 14 horas. O conteúdo é passado de acordo com o nível de conhecimento de cada grupo de alunos. O aprendizado da leitura é um dos principais destaques.

“Passar aquilo que você sabe a outra pessoa é um dom que considero divino. A procura tem sido cada vez maior. Aqui temos pessoas que estão em um nível um pouco mais avançado, outras em fase de alfabetização mesmo e todas estão fazendo atividades de fortalecimento cerebral”, explica Elizabeth de Jesus Gomes, responsável pelas aulas juntamente com as voluntárias Shiduka e Claudinete.

Matrículas


A matrícula para as aulas está aberta para qualquer idoso inscrito no CCI. A unidade fica na Rua Rio de Janeiro, nº 245, na Chácara São José. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4655 2597. 
Veja também