Prefeitura de Arujá
Energia elétrica é tema de palestra
18-04-2018
Ter uma residência ou mesmo uma empresa que utilize energia solar já não é mais uma utopia. As tendências e desafios dessa tecnologia foram tema de palestra gratuita do engenheiro eletricista Luciano Messias na Secretaria Municipal de Meio Ambiente nesta quarta-feira (18/04).

O evento teve o intuito de mostrar a evolução desse tipo de energia renovável, que transforma energia solar em elétrica, apontando casos de sucesso na região, com empreendimentos e espaços residenciais que usufruem do modelo.

Segundo o engenheiro “o principal problema no início do processo das instalações das placas de energia solar que são posicionadas nos telhados dos edifícios era a inviabilidade devido aos custos”.

A regulamentação nacional para a aplicação do modelo foi realizada em 2012 pela Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica.

Entre as vantagens, o documento permite que o consumidor instale pequenos geradores (painéis solares e microturbinas eólicas, entre outros) em sua unidade consumidora e troque energia com a distribuidora local, com objetivo de reduzir o valor da sua fatura.

Outra vantagem é a viabilização do retorno do investimento por meio de créditos que podem ser utilizados quando a energia gerada pela tecnologia superar o consumo elétrico de determinado período. Por exemplo: se um consumidor gastar menos energia do que for produzido pelo modelo solar em abril, são gerados créditos para o mês de maio.

Outras informações sobre o tema podem ser solicitadas à Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 4653 1845.
Veja também