Prefeitura de Arujá
Conae: Fase Estadual terá arujaenses
25-04-2018
A Conferência Intermunicipal de Educação, realizada nos dias 20, 21 e 22 de abril, em Suzano, culminou na eleição dos 41 delegados que defenderão o posicionamento da região em relação aos tópicos debatidos no Complexo Educacional Mirambava.

O encontro reuniu representantes das 11 cidades que compõem o Alto Tietê e é etapa anterior à Conferência Estadual de Educação, marcada para junho deste ano.

Cerca de 400 pessoas participaram das atividades. Arujá foi representada por 22 delegados eleitos na Audiência Pública realizada em 9 de abril, na Câmara.

 Intermunicipal

No primeiro dia da Conferência Intermunicipal, sexta-feira, houve abertura oficial e palestra com todos os presentes. Já no sábado, os participantes se dividiram em oito salas para discutir os eixos temáticos: Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE); Planos Decenais e o SNE; Gestão Democrática; Democratização da Educação; Educação e Diversidade;
Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação; Valorização dos Profissionais da Educação; e Financiamento da Educação.

 O eixo Políticas Intersetoriais de Desenvolvimento e Educação foi mediado pela professora Andréia Cristina de Oliveira, representante do município de Arujá na Comissão do Polo Regional de Suzano, junto com as professoras Vanessa Gallo e Rosane Christina Guimarães Antunes.
    A participação da Assistente Social Maria Estela Romero Brito, da Secretaria Municipal de Educação de Arujá, foi determinante para os destaques aprovados em plenária para o documento-referência.

De cada eixo temático saiu um documento com o parecer sobre os assuntos tratados. Os pontos que não tiveram consenso foram levados à plenária final, realizada no domingo (22/04), último dia da Conferência, onde precisaram passar por votação. Ao final, o conteúdo foi compilado em um relatório oficial.

 Também foram definidos os delegados que representarão o Polo Suzano e defenderão o posicionamento coletivo acerca dos temas.

Arujá será representada por três delegados na etapa estadual: Nair Torres, representante do Sindicato dos Servidores Municipais de Arujá e Região (Sindismar), Rafael Noronha dos Santos Dias, representante dos Professores de Educação Básica, e Sara Izabel Alves Maciel, representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Veja também