Prefeitura de Arujá
Copaco: Escola recebe rede internet
04-05-2018
A Escola Municipal Isabela Pavani Castilho Cruz, no Copaco, foi contemplada com rede de internet por fibra ótica. Ferramenta importante para o andamento administrativo da unidade e incremento no conteúdo de ensino oferecido aos alunos, a rede foi disponibilizada gratuitamente pela empresa Fiber Jet, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A implantação também representa a chegada da fibra ótica em todo o bairro, cujos moradores têm dificuldades no acesso à internet. Um evento na escola com a presença do prefeito José Luiz Monteiro, nesta quinta-feira (03/05), marcou a liberação do sinal.

“Estamos colocando esta escola no século XXI. As crianças precisam ter dignidade para estudar em um lugar ideal, o professor precisa sentir-se confortável para trabalhar e a diretora deve ter as condições necessárias para desenvolver seu trabalho. Isso tudo também passa pelas manutenções que estamos trabalhando para fazer, não somente nesta, mas em todas as unidades de ensino da Prefeitura”, afirmou o prefeito.

“Temos de ter máxima atenção à Educação para que estas crianças desenvolvam o senso crítico que foi negado à nossa geração. Hoje o Brasil sofre o preço de não ter investido nesta área 50 anos atrás”, concluiu.

Além de Monteiro, que inaugurou a rede com alunos do período da tarde assistindo ao desenho Pepe Legal, estiveram no evento pais de alunos, a secretária de Educação, Priscila Sidorco, o diretor-geral da Prefeitura, Joncy Silva, o secretário de Assuntos Jurídicos e Segurança Pública, Carlos Roberto Vissechi, morador do bairro, o vereador Luiz Fernando Alves de Almeida, os sócios Davi Silva e Carlos Venâncio, da Fiber Jet, e a diretora da unidade, Cleonice Rosa Apolinário.

Evolução

De acordo com a diretora, a chegada da rede de internet representa uma evolução importante. “Até hoje usávamos um modem 3G muito limitado e que nos impedia de fazer diversas atividades”, afirmou. A escola possui 170 alunos matriculados atualmente.

Já a secretária da Educação ressaltou a importância que isso terá para as crianças. “Essa unidade possui um laboratório de informática que não era utilizado como poderia. A informática pode ser um diferencial muito grande no aprendizado da criança, o que mostra que parcerias como esta tornam-se cada vez mais fundamentais”, disse.

Esta é a segunda escola municipal localizada em bairro distante a receber rede de fibra ótica gratuita, como reforçou Venâncio. “No Jacarandás a internet está funcionando muito bem, com rapidez. Pode ser uma coisa simples, mas está dentro das nossas possibilidades e quem mais ganhará são as crianças”, disse.

“A escola”, afirmou o vereador Luiz Fernando, “é o ponto de partida para uma melhoria que alcança todos os moradores”. Ele representou o Legislativo no evento.

Lazer

Além da rede de internet para a escola, o bairro foi contemplado recentemente com a reforma da quadra aberta para prática de esportes e o espaço recreativo para crianças.
Veja também