Prefeitura de Arujá
Criança Feliz: Evento homenageia o Dia das Mães
15-05-2018
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na segunda-feira (14/05) um evento em homenagem às mães. A atividade com as famílias das crianças e gestantes beneficiárias do programa Criança Feliz ocorreu no Ginásio Mario Covas, no Parque Rodrigo Barreto.

Com apresentações artísticas de jovens atendidos pelos Centros de Convivência da Criança e do Adolescente do Centro e do Parque Rodrigo Barreto, a ação contou com espaço para brincadeiras de colorir e desenhar, pinturas facial e corporal, distribuição de algodão doce, entre outras atividades. Além disso, todas as mães presentes receberam lembranças.

Atualmente, 180 crianças e gestantes são atendidas pelo programa. No caso dos pequenos, o Criança Feliz abrange os beneficiários de até 3 anos que estão recebendo o Bolsa Família ou os que têm até 6 anos e são usuários do Benefício de Progressão Continuada.

Ele é desenvolvido por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) e conta com sete visitadoras responsáveis pelo acompanhamento semanal das crianças e mensal das gestantes.

Conforme explica Camila Kawani Melo dos Santos, visitadora de 30 famílias da região do Parque Barreto, a atuação do grupo ajuda no desenvolvimento das crianças e no desenvolvimento afetivo das famílias.

“Nós conseguimos fazer um trabalho baseado na particularidade de quem está sendo acompanhado. Uma criança com mais dificuldades na fala terá atividades focadas nisso. E a maior das mudanças que percebemos após certo tempo de visitas é o fortalecimento do vínculo familiar, como no caso das mães que no começo não se envolviam, mas hoje participaram da brincadeira com as crianças”, afirmou.

Durante o evento, a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto destacou a importância da faixa etária atendida pelo Criança Feliz. “É o único programa que atua com as crianças da primeira infância, que considero uma das épocas fundamentais para o desenvolvimento físico e mental de qualquer ser humano”, disse.

Ela também destacou que os interessados em participar devem procurar os CRASs da cidade para iniciar o processo de avaliação dos critérios de atendimento definidos pelo programa.

A secretária adjunta de Assistência Social, Marina Bernardo, a coordenadora municipal do Criança Feliz, Andreia Passos, e a técnica Claudia Braz Marzagão, das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), também participaram do evento.
Veja também