Prefeitura de Arujá
Trânsito adere ao Maio Amarelo
22-05-2018
O Departamento de Trânsito de Arujá adota a ação mundial Maio Amarelo. O objetivo é conscientizar a população arujaense da necessidade da direção responsável e prudente no trânsito.

Segundo pesquisas, no Brasil mais de 38 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito. Desde a adesão do movimento, em maio de 2014, o País conseguiu reduzir o número de mortes por ano, fruto da implantação de diversas medidas defensivas e educativas. Ainda assim, as vias brasileiras continuam mortais e estudos apontam que uma pessoa morre a cada 12 minutos no trânsito.

A necessidade de uma mudança comportamental da sociedade em relação ao trânsito é evidente, segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostra que 90% dos acidentes são causados por fator humano, ou seja, comportamentos impróprios durante a direção, como dirigir alcoolizado, falar ao telefone, infringir regras de trânsito, conduzir em alta velocidade e até a manutenção inadequada dos veículos.

“A campanha é um momento de ajudar a chamar a atenção das pessoas para esta realidade. Trabalhamos para fazer nossa parte, tentando manter as vias em boas condições de tráfego e sinalização. Mas o mais importante é conscientizar a pessoa que está ao volante”, afirma o diretor de Trânsito Lairton Esteves.

A data

No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A partir daí, maio se tornou o mês de referência mundial para a apuração das ações realizadas no mundo todo.

Maio Amarelo

O amarelo simboliza atenção e nas sinalizações de trânsito significa advertência. Deve-se saber também que o movimento Maio Amarelo não se trata de uma campanha, mas sim de uma ação, onde cada entidade, empresa ou cidadão comum pode utilizar o laço amarelo para demonstrar que adota postura responsável no trânsito e entende que transitar seguro pode preservar vidas.
Veja também