Prefeitura de Arujá
Palestra orienta sobre acidentes pessoais
23-05-2018
A Secretaria da Educação de Arujá, por meio do Núcleo Pedagógico, e em parceria com o Corpo de Bombeiros, iniciou nesta semana um ciclo de palestras sobre acidentes pessoais. A iniciativa, que será realizada entre os meses de maio e junho, vai atender todos os alunos do 5º ano das escolas municipais de ensino fundamental.

A primeira unidade a receber a atividade foi a Escola Municipal Professora Dalila Franco Garcia da Silva, no Bairro dos Barbosas.

O objetivo do projeto é oferecer orientações acerca da prevenção e atitudes a serem tomadas em situações de acidentes pessoais e domésticos. De acordo com o sargento Kildaire, pequenos cuidados podem evitar grandes prejuízos. “Proteger as escadas e as tomadas elétricas são alguns exemplos que devem ser seguidos para prevenir acidentes”, disse.

No encontro, o sargento fez a apresentação das principais causas de acidentes domésticos e como as pessoas devem agir para resolver o problema ou minimizar as consequências em casos de maior gravidade. “Algumas práticas comuns, como passar creme dental em queimaduras, podem agravar as lesões”, observa.

Mais de 90% dos acidentes envolvendo quedas, choques, queimaduras e sufocamento com crianças de 0 a 6 anos podem ser evitados, segundo o sargento. Ele lembra que as crianças pequenas são curiosas e tudo pode se transformar em brinquedos fascinantes, como objetos de vidro colorido, tesouras, fósforo, entre outros.

“Elas não sabem avaliar o risco e alguns acidentes podem ser tão graves que causam lesões permanentes ou podem até levar à morte”, ressalta, acrescentando que a atenção dos adultos é fundamental.

Orientação correta sobre os riscos, adequações no ambiente (como móveis, janelas e pisos escorregadios) e outros pequenos cuidados podem garantir mais segurança doméstica. Remédios, produtos de limpeza e tóxicos devem ser guardados em locais altos e, de preferência, fechados. Janelas, escadas, portões e piscinas devem ter proteção para evitar o acesso das crianças. Objetos pequenos, cortantes, pontiagudos ou que quebram devem ser colocados fora do alcance dos pequenos. “Assim poderemos evitar tragédias dentro de casa”, orienta o sargento.

A fim de informar e também ajudar na prevenção, o Corpo de Bombeiro de São Paulo disponibiliza uma série de cartilhas com diferentes dicas para evitar acidentes dentro de casa. Outras informações estão disponíveis no site www.corpodebombeiros.sp.gov.br/.
Veja também